29 de agosto, de 2014 | 00:00

Assistência ampliada a gestantes de baixa renda

Iniciativa vai atender, por mês, até 40 grávidas em vulnerabilidade social


DA REDAÇÃO - Na terça-feira (28), a Prefeitura de Ipatinga implantou o “auxílio natalidade”, para as grávidas em situação de vulnerabilidade social. O benefício eventual é voltado para famílias registradas no Cadastro Único (CADÚnico), que são acompanhadas em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Ao longo da gravidez, as futuras mães participam de reuniões periódicas nos Cras sobre cuidados com a saúde, direitos da gestante e do bebê e orientações sobre os serviços ofertados no município. A iniciativa complementa o pré-natal, com consultas e exames, garantidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Ipatinga. Na véspera do parto, elas recebem um kit com o enxoval completo para o bebê, além de banheira e itens de higiene pessoal.

Grávida pela primeira vez, Maria José Pereira, de 30 anos, recebeu das mãos do secretário municipal de Assistência Social, Vasco Lagares, algumas peças que ainda não tinha conseguido comprar. Primeira beneficiada pela iniciativa e à véspera do parto, a dona de casa diz que o kit vai ajudar nos cuidados com a filha. “Agora estou bem mais tranquila, porque sei que a minha filha terá tudo o que é necessário ao nascer”, avalia a gestante, que é acompanhada no Cras do Território III, no Iguaçu.

Critérios
Vasco Lagares reforça a importância da pessoa em situação de vulnerabilidade procurar a rede municipal de assistência social para ter acesso aos benefícios como o “auxílio natalidade”. “É um direito do cidadão, mas a família também precisa cumprir alguns critérios e condicionantes, que visam, justamente, assegurar a melhoria da qualidade de vida de todos”, pontua.

Por mês, poderão ser atendidas até 40 gestantes em situação de vulnerabilidade social com o auxílio. O investimento em cada kit gira em torno de R$ 400. O benefício, previsto na Lei Municipal 3.291/2013, prevê ainda que se o bebê ou a mãe vier a falecer, o valor é repassado para a família. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Ipatinga e o governo estadual.


CURTA: DA no Facebook 





SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916



 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário