PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

05 de agosto, de 2014 | 00:00

Ipatinga inaugura Residência Inclusiva

O serviço de alta complexidade é oferecido pelo Lar da Fraternidade Cristã, entidade conveniada à Prefeitura de Ipatinga


DA REDAÇÃO - Ipatinga é a primeira cidade da região a contar com uma unidade de Acolhimento Institucional de Residência Inclusiva. O serviço de alta complexidade, oferecido pelo Lar da Fraternidade Cristã, entidade conveniada à Prefeitura de Ipatinga, passa por um reordenamento. O processo foi iniciado na última semana, com a inauguração de uma Residência Inclusiva provisória, no bairro Iguaçu, para dez das 20 mulheres que moram na instituição.
 
A Residência Inclusiva é uma unidade que oferece acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Serviço Único de Assistência Social (Suas), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência. São locais adaptados, com estrutura física adequada, localizados em áreas residenciais e que dispõem de equipe especializada para atendimento e atenção às necessidades individuais e coletivas.

Com a transferência das residentes do Lar da Fraternidade Cristã para a moradia temporária, a entidade passará por reformas de adequação do espaço em duas unidades de Residência Inclusiva. Cada uma das casas abrigará dez mulheres em situação de dependência, alcançando o limite da capacidade de atendimento previsto para uma unidade do programa.

Conforme a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (Depsoe) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Bruna de Freitas Santos, o propósito do reordenamento do serviço é romper com a prática do isolamento social. Desta forma, deverão ser modificados os serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas que não favoreçam ao convívio comunitário.

“Trata-se de um marco na oferta do serviço de Alta Complexidade no município, mas também na vida dessas mulheres. Depois de tantos anos institucionalizadas, elas terão uma casa, semelhante às casas da comunidade, com sala de estar, cozinha, quartos, banheiros, área de serviço, varanda, com todos os cômodos adaptados para garantir conforto e comodidade”, descreve Bruna Santos.

A proposta de implantação de Residências Inclusivas está em sintonia com as metas previstas no Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite – Eixo Inclusão, lançado em 2011 pelo governo federal.

 

CURTA: DA no Facebook 





SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916


 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário