Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

25 de julho, de 2014 | 00:00

Mudas de pupunha são levadas para zona rural

A administração municipal intermediou a compra de 510 quilos de sementes da nova cultura


DA REDAÇÃO - Cerca de 110 mil mudas de palmito pupunha, cultivadas desde janeiro no Viveiro Municipal, começaram a ser transportadas para unidades produtivas localizadas na zona rural de Ipatinga e região. As plantas são carregadas em caminhões oferecidos gratuitamente pela Cenibra aos produtores rurais, que no ano passado se interessaram em participar da organização da cadeia produtiva do palmito. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga, integrando a política de incentivo à diversificação da economia regional.

“A partir da entrega das plantas aos produtores, as mudas serão cultivadas até novembro, em viveiros montado nas propriedades, antes de serem efetivamente plantadas nos terrenos”, detalha o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento da PMI, Wagner Eustáquio. 

No ano passado, a administração municipal intermediou a compra de 510 quilos de sementes da nova cultura, junto à Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca, em Rondônia. A prefeitura também solicitou ao Sebrae a elaboração de um estudo de viabilidade econômica para a comercialização do produto. 

“Essa é mais uma iniciativa da administração para fomentar atividades empreendedoras e diversificar a economia local. Os produtores assumiram o projeto da cadeia produtiva do palmito pupunha e a PMI tem dado todo suporte”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Amarildo José de Assis.

Entusiasmado com a expectativa de um mercado promissor, o advogado e jornalista Luciano Oliveira Gomes, de 36 anos, fez questão de acompanhar de perto o transporte das 20 mil mudas de pupunha que adquiriu no fim do ano passado. “Acredito em 100% de lucro. É um tipo de produto que tem mercado na região”, afirma Oliveira, que vai plantar as mudas num terreno da família em São Cândido, na zona rural de Caratinga. “Construi um viveiro com o suporte técnico da Emater, e estou empolgado com a produção do palmito. Já contratei cinco pessoas para cuidar da plantação”, conta.  

No próximo mês, a Prefeitura de Ipatinga vai promover mais uma atividade de capacitação para os produtores do palmito pupunha, com a realização de um dia de campo. As aulas vão abordar temas como irrigação, adubação e preparação do solo.
 

CURTA: DA no Facebook 





SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




WhatsApp 31-8591 5916

 


LEIA MAIS:

Cooperativa vai organizar venda de palmito pupunha - 25/07/2014

Curso incentiva produção de palmito - 13/09/2013
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário