15 de junho, de 2014 | 00:00

Junta Militar alerta sobre prazo para alistamento

O descumprimento à norma gera multa e diversas complicações para os jovens


IPATINGA – Termina em 30 de junho o prazo para o alistamento obrigatório no Serviço Militar. Em Ipatinga, jovens nascidos em 1996 devem procurar o quanto antes a 117ª Junta de Serviço Militar, localizada no Centro. A junta informa que também podem se alistar todos aqueles que nasceram em anos anteriores e ainda não fizeram o procedimento - contudo, mediante pagamento de multa.

Delegado do serviço militar de Ipatinga, o tenente do Exército, Edvaldo Oliveira, salienta que o alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como os impedimentos de retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros atos. Além disso, desobedecer à norma leva ao pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Pessoas com deficiência são dispensadas do serviço militar após o alistamento. A solicitação da dispensa é feita pelo cidadão e a junta informará qual a documentação necessária. Após aceita a solicitação, o cidadão terá direito a receber o Certificado de Isenção (CI). Para os demais jovens, a região do Vale do Aço é dispensada da seleção geral de soldados. “Dessa forma, após o alistamento o jovem de 18 anos recebe, definitivamente, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), popularmente conhecido como Certificado de Reservista”, informa o tenente.

Para o alistamento, os jovens precisam apresentar original e cópia de certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos recentes, tamanho 3x4. Em Ipatinga, o serviço de alistamento atende de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 11h30. A Junta funciona na rua João Napoleão da Cruz, 185, no Centro. No início de cada atendimento, é feita a distribuição de 25 senhas.

Oportunidades de carreira em aberto no Exército

Wesley Rodrigues


Alistamento militar


Conforme a idade e o nível de escolaridade, há várias opções para homens e mulheres ingressarem no Exército, seja como militar de carreira ou temporário. Conforme esclarece o delegado do serviço militar de Ipatinga, tenente Edvaldo Oliveira, para o militar de carreira (oficial ou sargento), o ingresso só é possível por meio da aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação. Já o militar temporário permanece no Exército por um período de tempo limitado, previamente informado. O tempo máximo de serviço, pontua Edvaldo, é de oito anos – subtraindo os anos de atuação em órgão público, se for o caso.

Nos concursos públicos para militar de carreira, há um leque de opções com inscrições abertas. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em Campinas (SP) recebe, até 23 de junho, inscrições para o preenchimento de 500 vagas. Podem participar homens com até 22 anos e que tenham concluído o Ensino Médio. A inscrição no concurso é R$ 80.

A Escola de Sargentos das Armas (Três Corações/MG), por sua vez, tem inscrições abertas até 7 de julho e se destina ao preenchimento de 1.380 vagas. Para concorrer, também é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter no máximo 24 anos de idade. Nessa escola, também ocorre a seleção para as áreas de Saúde e Música – departamentos onde mulheres também podem se inscrever, com idade máxima de 26 anos. Há critérios de altura mínima para ambos; os candidatos não podem ter tatuagens e atender a uma série de exigências. A taxa de inscrição é R$ 70.

Wesley Rodrigues


tenente Edvaldo Oliveira


A Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Mercante também têm vagas em aberto. Para a MB, existem oportunidades para capelães navais, corpo de engenheiros, técnico de praças da armada, e outros cargos. O destaque é para o Colégio Naval(Rio de Janeiro-RJ), com 230 vagas e exigência somente de diploma de Ensino Fundamental. A Marinha Mercante, por sua vez, tem 395 oportunidades na Escola de Formação de Oficiais. Para o cargo é preciso ter ensino médio completo. As taxas de inscrições e demais exigências são distintas para cada área.

Já a Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador têm vagas para militares temporários. A seleção ocorre de forma distinta, e exige o cadastramento do interessado e observância aos requisitos mínimos. Todos os concursos em andamento citados podem ser consultados nos sítios www.4rm.eb.mil.br, www.esfcex.ensino.eb.br e www.eb.mil.br.


LEIA MAIS:

Edital de concurso público é publicado - 13/06/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário