27 de maio, de 2014 | 00:00
Maria Fumaça será restaurada
Caldeira da máquina ficará dois meses em São Paulo para receber reparos
IPATINGA Após onze anos sem circular regularmente e muitas promessas de retomada descumpridas, a Maria Fumaça volta a criar expectativas. Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Ipatinga e a Associação Brasil Arte Cultura e Cidadania, uma verba de R$ 150 mil foi destinada para a restauração da caldeira da locomotiva. O repasse será feito via Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, com a aprovação da Lei 3.331, em abril deste ano.
Na manhã ontem, a máquina foi retirada dos trilhos e encaminhada para Pindamonhangaba (SP), para receber a devida restauração. Um caminhão-guindaste foi utilizado para remover a caldeira da locomotiva. O minucioso trabalho foi acompanhado pelo proprietário da Maria Fumaça, o engenheiro aposentado José Mauro Cardoso, e alguns funcionários da prefeitura. A máquina é cedida pelo proprietário ao município por regime de comodato.
A restauração da máquina está prevista para ser realizada em dois meses. Depois disso, para que a Maria Fumaça volte a circular será preciso revitalizar os trilhos, num total de 2,6 quilômetros. A caldeira é o coração da locomotiva. Portanto esse é o pontapé inicial para que ela funcione novamente. Vemos que o poder público está sensível a isso”, disse o diretor-financeiro da Associação Brasil Arte Cultura e Cidadania, Attílio Carattiero.
A gerente da seção de Patrimônio e Incentivo Cultural, Leila Cunha, informou que a administração municipal este em busca de apoio para fazer o reparo nos trilhos. Estamos buscando parcerias com empresas para restaurar a linha férrea. Ainda não temos data para a Maria Fumaça voltar a funcionar, mas estamos trabalhando para que isso aconteça”, afirmou Leila Cunha.
Após a máquina e os trilhos, são os vagões que devem ser melhorados para o pleno funcionamento da Maria Fumaça. Os vagões não têm janela, por isso chove dentro deles. Atualmente ele só serve só para fotografias”, comentou Attílio Carattiero. A gerente Leila Cunha disse que a restauração nos vagões será realizada pela própria prefeitura. A Maria Fumaça será um espaço de preservação da memória ferroviária”, salientou Leila Cunha.
Patrimônio
Tombada como patrimônio cultural de Ipatinga, a Maria Fumaça deve voltar a funcionar nos moldes de um trem turístico. Attílio Caratierro explica que o passeio vai integrar o roteiro turístico de Ipatinga. A proposta da associação juntamente com o Departamento de Cultura é que ela funcione com pessoas uniformizadas e tenha rituais comuns de uma estação. Ou seja, tudo que tem direito para ela não virar um mero passeio de vai e volta. A ideia é vender um pacote completo do passeio que será como uma entrada no túnel do tempo”, adiantou Attílio.
Manutenção
Desde que as viagens na Maria Fumaça foram suspensas, o proprietário da máquina, José Mauro, nunca deixou de fazer a manutenção preventiva na locomotiva. Ele conta que até o ano passado a Maria Fumaça circulou pelo trilho para manter o seu funcionamento. A locomotiva também fez passeios esporádicos em ocasiões especiais. Esse é um equipamento antigo que precisa de cuidado constante. Até o ano passado rodamos nela para não enferrujar. Agora estou confiante que ela voltará a funcionar”, frisou José Mauro.
A locomotiva de origem alemã, fabricada em 1937, é movida a vapor, percorre 2,6 quilômetros de trilhos - são 5,2 km de ida e volta - pelo Parque Ipanema, na margem direita do ribeirão Ipanema. A Maria Fumaça puxa dois vagões com capacidade total para 68 passageiros.
LEIA MAIS:
Nos trilhos da Maria Fumaça - 02/06/2011
Maria Fumaça continua parada - 17/05/2011
Maria-Fumaça volta aos trilhos em abril - 27/02/2011
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
[[##423##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]