27 de maio, de 2014 | 00:00

Maria Fumaça será restaurada

Caldeira da máquina ficará dois meses em São Paulo para receber reparos


IPATINGA – Após onze anos sem circular regularmente e muitas promessas de retomada descumpridas, a Maria Fumaça volta a criar expectativas. Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Ipatinga e a Associação Brasil Arte Cultura e Cidadania, uma verba de R$ 150 mil foi destinada para a restauração da caldeira da locomotiva. O repasse será feito via Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, com a aprovação da Lei 3.331, em abril deste ano.

Na manhã ontem, a máquina foi retirada dos trilhos e encaminhada para Pindamonhangaba (SP), para receber a devida restauração. Um caminhão-guindaste foi utilizado para remover a caldeira da locomotiva. O minucioso trabalho foi acompanhado pelo proprietário da Maria Fumaça, o engenheiro aposentado José Mauro Cardoso, e alguns funcionários da prefeitura. A máquina é cedida pelo proprietário ao município por regime de comodato.

A restauração da máquina está prevista para ser realizada em dois meses. Depois disso, para que a Maria Fumaça volte a circular será preciso revitalizar os trilhos, num total de 2,6 quilômetros. “A caldeira é o coração da locomotiva. Portanto esse é o pontapé inicial para que ela funcione novamente. Vemos que o poder público está sensível a isso”, disse o diretor-financeiro da Associação Brasil Arte Cultura e Cidadania, Attílio Carattiero.

Polliane Torres


restauração maria fumaça2
A gerente da seção de Patrimônio e Incentivo Cultural, Leila Cunha, informou que a administração municipal este em busca de apoio para fazer o reparo nos trilhos. “Estamos buscando parcerias com empresas para restaurar a linha férrea. Ainda não temos data para a Maria Fumaça voltar a funcionar, mas estamos trabalhando para que isso aconteça”, afirmou Leila Cunha.

Após a máquina e os trilhos, são os vagões que devem ser melhorados para o pleno funcionamento da Maria Fumaça. “Os vagões não têm janela, por isso chove dentro deles. Atualmente ele só serve só para fotografias”, comentou Attílio Carattiero. A gerente Leila Cunha disse que a restauração nos vagões será realizada pela própria prefeitura. “A Maria Fumaça será um espaço de preservação da memória ferroviária”, salientou Leila Cunha.

Patrimônio
Tombada como patrimônio cultural de Ipatinga, a Maria Fumaça deve voltar a funcionar nos moldes de um trem turístico. Attílio Caratierro explica que o passeio vai integrar o roteiro turístico de Ipatinga. “A proposta da associação juntamente com o Departamento de Cultura é que ela funcione com pessoas uniformizadas e tenha rituais comuns de uma estação. Ou seja, tudo que tem direito para ela não virar um mero passeio de vai e volta. A ideia é vender um pacote completo do passeio que será como uma entrada no túnel do tempo”, adiantou Attílio.

Manutenção
Polliane Torres


restauração maria fumaça3
Desde que as viagens na Maria Fumaça foram suspensas, o proprietário da máquina, José Mauro, nunca deixou de fazer a manutenção preventiva na locomotiva. Ele conta que até o ano passado a Maria Fumaça circulou pelo trilho para manter o seu funcionamento. A locomotiva também fez passeios esporádicos em ocasiões especiais. “Esse é um equipamento antigo que precisa de cuidado constante. Até o ano passado rodamos nela para não enferrujar. Agora estou confiante que ela voltará a funcionar”, frisou José Mauro.   

A locomotiva de origem alemã, fabricada em 1937, é movida a vapor, percorre 2,6 quilômetros de trilhos - são 5,2 km de ida e volta - pelo Parque Ipanema, na margem direita do ribeirão Ipanema. A Maria Fumaça puxa dois vagões com capacidade total para 68 passageiros.

LEIA MAIS:

Nos trilhos da Maria Fumaça - 02/06/2011

Maria Fumaça continua parada - 17/05/2011

Maria-Fumaça volta aos trilhos em abril - 27/02/2011

CURTA: DA no Facebook 




SIGA: Twitter: @diarioaco

ADICIONE:  G+




 

[[##423##]]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário