22 de maio, de 2014 | 00:00
Simulação de acidente hoje
Trabalhadores serão treinados para lidar com emergência em acidente com carga perigosa
TIMÓTEO Nesta quinta-feira, o Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço (PAM-VA) vai realizar um simulado de emergência em Timóteo, na avenida Belo Horizonte, sentido Timóteo Belo Horizonte, em um desvio lateral, no bairro Santa Rita, às 13h. No local, será feita a simulação de emergência de uma colisão entre um veículo de passeio e uma carreta carregada com nitrogênio líquido refrigerado de um caminhão truck a serviço da White Martins.
Ao perceber a colisão, o motorista que conduz o caminhão desce do veículo para avaliar a gravidade da situação, verifica o vazamento do produto e o veículo de passeio acidentado, e aciona a emergência. Como parte do simulado, as autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária são acionadas, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a White Martins, empresa responsável pela carga.
O acionamento do PAM-VA será realizado pelo Corpo de Bombeiros. A equipe da Superintendência Regional de Saúde também dará suporte.
Apesar de utilizar equipamentos reais e de contar com a participação de empregados das empresas que fazem parte do PAM - VA, a cena do acidente será montada exclusivamente para realização do exercício. Ou seja, todas as situações envolvidas no simulado de emergência serão fictícias e realizadas com total controle operacional e de segurança, sem quaisquer riscos de impactos à comunidade local e ao meio ambiente.
Plano
O Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço é organizado e coordenado pelas empresas Aperam, Cenibra, Emalto, Socicam, Usiminas, Vale e White Martins. Suas ações têm como objetivo a união de esforços de empresas e entidades responsáveis pelas respostas às emergências nas instalações das empresas integrantes, bem como a cooperação para atendimento a acidentes no transporte de produtos perigosos de responsabilidade direta ou indireta das empresas integrantes na respectiva área de atuação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]