16 de maio, de 2014 | 00:00
Loucos por Você lembra luta antimanicomial
Caravana participará de mobilização na capital. Em Ipatinga, passeata será no dia 19
IPATINGA Na Associação Loucos por Você, no bairro Cidade Nobre, o clima é de trabalho intenso. De um lado, usuários da entidade se dedicam na preparação de fantasias, acessórios, faixas e cartazes. De outro, a banda de música acerta os acordes e os sambistas, os passos. Em 18 de maio, data que se aproxima, é lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Na próxima segunda-feira (19), os usuários da casa que oferece serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos participarão de uma mobilização na capital mineira. Juntos com caravanas de outros municípios eles vão compor o bloco de samba Liberdade Ainda Que Tan Tan”, com várias alas temáticas que prometem embalar Belo Horizonte.
A nossa luta é por serviços de saúde mental que não violem os direitos humanos”, resume a coordenadora da associação, Cirlene Ornelas. A luta do Movimento Antimanicomial pela reforma psiquiátrica no país já data de mais de 20 anos. O movimento consiste em humanizar a atenção dada às pessoas com transtornos mentais, propondo qualidade de vida longe dos hospícios.
No dia 21, uma passeata será realizada em Ipatinga, a exemplo dos anos anteriores. A concentração está agendada para 13h30, na praça da estação Pouso de Água Limpa (Maria Fumaça), no Novo Centro. De lá o cortejo percorrerá a avenida 28 de Abril, no Centro. É esperado um público de 500 participantes, envolvendo profissionais da saúde, apoiadores da causa familiares e pessoas com sofrimento mental.
Comemoraremos os avanços e reivindicaremos que se fortaleça a política pública de saúde mental, para que as pessoas sofram menos e digam não ao hospital psiquiátrico e aos locais que acolhem pacientes com a lógica manicomial”, reitera Cirlene.
A Associação Loucos Por Você está localizada na rua Aleijadinho, 335, no bairro Cidade Nobre. A entidade filantrópica oferece apoio e reabilitação às pessoas com sofrimento mental. A casa recebe de 25 a 30 usuários por dia, conforme a coordenação, para oficinas de artesanato, crochê, pintura, informática, música, além de acompanhamento psicológico, terapêutico, dentre outros.
Capacitação
Nos dias 30 e 31 de maio será ministrado em Ipatinga o curso A clínica ampliada na reforma psiquiátrica: teoria e técnica”. O curso tem como alvo profissionais de saúde, universitários e demais envolvidos com a saúde mental. O curso, com carga horária de 10 horas, será ministrado pelo doutor em saúde Marcus Vinícius de Oliveira e tem valor de R$ 100. Toda a renda será revertida em prol da manutenção da Loucos por Você. Percebemos profissionais que trabalham em serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos e não são preparados para trabalhar com a saúde mental”, esclarece a psicóloga da associação, Miriam D'Ávila de Freitas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]