09 de março, de 2014 | 00:00

Serviço permite conhecer antepassados

A iniciativa de documentar histórias familiares há muito é trabalhada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias


IPATINGA – Instalado no município, o Centro de História da Família possibilita que qualquer pessoa possa consultar informações sobre os seus antepassados, investigar parentescos e montar sua árvore genealógica. A iniciativa é da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Diais, que em nível mundial, detém o maior acervo bibliotecário de genealogia já criado. Para ampliar o banco de dados, no Vale do Aço, parcerias são buscadas com prefeituras e paróquias para oferecer documentação digital de registros de sepultamento.

Diretora do Centro de História da Família em Ipatinga, Tânia Augusta de Almeida França explica que o serviço de registro de genealogia hoje é on-line, disponível no FamilySearch.org. O site é mantido pela Igreja Mórmon, como é popularmente conhecida, e conta com mais de 6 bilhões de registros em todo o mundo. No Brasil e, especialmente na região, são inúmeros os cadastros de árvores genealógicas.

A ideia é simples, mas interessante: muito além da genealogia, também reunir histórias pessoais e familiares, registros de indivíduos que dizem quem são e de onde vêm, fotografias, diários, anotações e uma sorte de outras referências. “Nós damos muita importância à família. A família é a base de todas as coisas. E é uma forma de gratidão e amor pelos nossos antepassados. É interessante saber de onde viemos, quem originou nossa família. Também é uma forma de localizar entes”, explica Tânia.

O serviço de História da Família está integrado ao FamilySearch e toda informação está, hoje, disponível na web. O trabalho de preservação do laços familiares, porém, é antigo. Registros de nascimentos, casamentos e sepultamentos, por exemplo, estão registrados em microfilmes, microfichas, livros, periódicos e outros recursos, que, pouco a pouco é disponibilizado em meio eletrônico.

Voluntária no trabalho que exerce, Tânia França demonstra encanto com as documentações. Para compor seus próprios dados no sistema, a diretora do centro em Ipatinga, por exemplo, já percorreu municípios vizinhos para tentar descobrir parentes desconhecidos. “Fui em uma cidadezinha próxima e descobri dados de minha família, como nomes de parentes que não conheci. É importante que tenhamos a nossa história. Fazemos os diários para que nossos filhos possam conhecer suas referências”, disse. 

Biblioteca
Wesley Rodrigues


Tânia Augusta de Almeida
O serviço on-line tem em torno de 4.600 centros de história da família em 126 países, além da renomada Biblioteca de História da Família em Salt Lake City, Utah (EUA). O incentivo é dado para que mais pessoas possam inserir suas informações no site, e possibilitar também o encontro de familiares perdidos. Basta criar uma conta na página; o acesso é gratuito. Quaisquer arquivos podem ser inseridos.

Para suporte e orientações, o serviço oferecido pelo centro é gratuito e aberto a qualquer interessado. As pesquisas e cadastros com o acompanhamento de consultores ocorrem às quartas-feiras, das 14h às 20h, e às sextas-feiras, das 18h às 20h. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está localizada na rua Diamantina, 309, Centro, em Ipatinga. Outras informações por meio do telefone (31) 8561-4207 ou pelo email [email protected].

Para aumentar o banco de dados, a instituição dialoga com as prefeituras de Ipatinga e Coronel Fabriciano para oferecer gratuitamente a digitalização de todos os registros de sepultamento lavrados nos municípios. Igual parceira é buscada com o bispo da diocese Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, para autorizar a liberação dos registros. “É uma forma de essas instituições terem, gratuitamente, seus registros guardados e informatizados. É um ganho para eles, na preservação dos documentos com segurança, e para a Igreja que poderá ampliar o serviço de História da Família”, destacou, por sua vez, a diretora de assuntos públicos da Igreja, Patrícia Gonçalves.


MAIS:

Campanha fornece cadeiras de rodas - 16/02/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário