11 de janeiro, de 2014 | 00:00

Eliezer Bragança sepultado em Fabriciano

Empresário foi pioneiro no comércio e membro atuante no Lions Clube de Coronel Fabriciano


FABRICIANO – Foi sepultado nessa sexta-feira (10) em Coronel Fabriciano, o empresário e pioneiro Eliezer Bragança. Além de importante comerciante no Vale do Aço no século passado, Bragança foi vereador no município, ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (Acicel) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), jogador do Social Futebol Clube, cônsul do Clube Atlético Mineiro e membro atuante do Lions Clube de Coronel Fabriciano.

Eliezer Bragança faleceu na última quinta-feira (9), aos 80 anos, em decorrência de problemas de saúde. Conforme informações da família, o pioneiro estava internado há cerca de uma semana no Hospital Unimed, em Fabriciano, para se tratar de uma pneumonia, que teria agravado o seu quadro de saúde. 

Divulgação Acicel/CDL


Eliezer Bragança


Nascido no município de Santana do Paraíso, em setembro de 1933, o empresário se mudou para Fabriciano em 1940, para trabalhar no comércio, e logo aprendeu todos os segredos do ramo. Aos poucos, foi progredindo e se preparando para tocar o próprio negócio. Em 1957, juntamente com os irmãos, fundou a Casa Bragança. A loja chegou a ter 11 filiais espalhadas pelos principais centros comerciais do Vale do Aço nas décas seguintes. A família também foi proprietária do antigo Hotel Bragança, onde atualmente funciona a sede da Câmara de Vereadores, no Centro de Fabriciano.

Recentemente, o empresário foi homenageado durante as comemorações dos 50 anos da Acicel/CDL, por sua contribuição ao comércio da cidade e por seu histórico na presidência da entidade, de 1984 a 1986.

Política
A política também fez parte da vida do pioneiro, eleito vereador para o período de 1977 a 1982, na gestão do prefeito Mariano Pires Pontes e do vice Clodomiro de Jesus, o Miro, que conheceu de perto o trabalho do empresário e a quem faz questão de chamá-lo de irmão. “Mesmo depois que a gente saiu da política e parou de trabalhar no comércio, nós continuamos essa amizade fraterna. Ele foi uma pessoa extraordinária, que prestou bons serviços à comunidade e deixará muita saudade”, elogiou.

Silvia Miranda


Miro


Lions
No Lions Clube de Coronel Fabriciano, Eliezer atuou por 47 anos, exercendo a presidência por duas vezes. Conforme a atual presidente, Sonja Ione Neves Barcelos Costa, Eliezer Bragança recebeu a honraria máxima de “Companheiro Melvin Jones”, em referência ao fundador internacional do clube. “Ele era muito atuante desde a fundação do Lions na região, participava de todas as campanhas em prol da comunidade. Hoje estamos tristes, mas sabemos que ele deixou uma história gravada e dentro do Lions ele jamais será esquecido”, ressaltou. 

Silvia Miranda


Sonja

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário