09 de janeiro, de 2014 | 00:00

São Camilo recebe certificado nacional

Em Minas Gerais, pouco mais de 30 Hospitais possuem a Certificação


TIMÓTEO - O Hospital São Camilo Timóteo (antigo Hospital e Maternidade Vital Brazil) acaba de receber o certificado de Acreditação Hospitalar.  O reconhecimento é um reconhecimento nacional que atesta a qualidade plena da instituição de saúde. Para chegar a esse nível, foram realizados investimentos em protocolos clínicos, estruturação de equipe, qualificação profissional e adequação de infraestrutura.

O anúncio foi feito em dezembro pela Organização Nacional da Acreditação (ONA), principal órgão de avaliação do país, que atesta as conformidades do hospital com as leis em saúde, gestão de riscos e critérios variados que levaram o Hospital São Camilo Timóteo a ser uma instituição certificada em nível II. A divulgação do certificado foi confirmada durante entrevista coletiva realizada na tarde dessa quarta-feira (8).

Atualmente, pouco mais de 30 hospitais mineiros possuem esse título e, no país, apenas 202, segundo informações do portal da Organização Nacional de Acreditação.

A diretoria da Sociedade Beneficente São Camilo cumprimentou a equipe de colaboradores, corpo clínico e diretoria do Hospital pela conquista inédita, após quase três anos de trabalhos para obter o reconhecimento. “Nos sentimos orgulhosos e especialmente felizes com uma instituição gerida e pautada pela missão camiliana se tornar reconhecida pela ONA. Os esforços de toda a equipe empenhada a obter o certificado, desejado pela maioria dos hospitais brasileiros, agora se torna realidade”, pontua Domingos Sávio Alves de Faria, diretor-geral da São Camilo.

Divulgação


Acreditação Vital Brazil


Comodato
Ainda conforme a instituição, a Acreditação Hospitalar foi uma das condições apresentadas pela Aperam South America para renovação do contrato de comodato junto à São Camilo, gestora do HMVB. Durante todo o processo, a Aperam – proprietária do prédio –, apoiou as decisões administrativas na busca pelo título, que confere mais credibilidade à instituição aos olhos governamentais, das empresas e, principalmente, da sociedade que usufrui os serviços.

De acordo com o diretor médico do São Camilo, Alysson Campos, o hospital mantém índices de qualidade superiores à média nacional. “Nosso índice de mortalidade é de 1,5%, temos uma rotatividade de leitos eficaz em que o paciente fica em média 3,5 dias internado, nossa taxa de infecção é abaixo de 1%, enquanto o preconizado nacionalmente é de 1,9%. Enfim, o cidadão atendido no São Camilo Timóteo tem qualidade de equipe e infraestrutura com todas as reformas realizadas em enfermarias, maternidade, pronto atendimento e refeitório”, complementou.

Processo
A gerente da qualidade do hospital, Luciana Cardoso, acompanhou todo o processo de Acreditação, iniciado em dezembro de 2010. “Foram várias auditorias, treinamentos, adequações de protocolos e investimentos feitos para alcançar esse mérito que poucos possuem. Agora, vamos em busca da Acreditação Nível III, o máximo, que é o Certificado com Excelência”, destacou.

Demanda
O corpo clínico do hospital São Camilo Timóteo é formado por 146 profissionais e outros 330 colaboradores. Ao todo, são 75 leitos ativos, uma média de 430 cirurgias por mês, 100 partos e 6 mil atendimentos de urgência e Emergência por mês.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário