
27 de dezembro, de 2013 | 00:00
Guarda Mirim tem 100 vagas para 2014
Retomada do projeto social, após dez anos, deverá ter continuidade no próximo ano
IPATINGA Após quase uma década de interrupção dos trabalhos da Guarda Mirim de Ipatinga, o projeto social de formação profissional, moral e cívica de adolescentes foi retomado em 2013. A iniciativa ocorreu por meio da Associação Anjos de Aço, formada e mantida por profissionais voluntários no município. Com a primeira turma já formada, as expectativas para o próximo ano são de ampliação das ações realizadas.
Diretor de comunicação da Anjos de Aço, Wesley Santana comenta que resgatar as atividades da Guarda Mirim era um desejo antigo, dele e de colegas que conhecem o projeto e seus reflexos para os alunos. Essa aspiração foi concretizada em junho deste ano, quando a turma de 68 adolescentes foi iniciada em espaço cedido pela PMI no bairro Canaã.
Formamos uma associação intitulada Anjos de Aço e, com ela, veio a ideia de retomarmos a Guarda Mirim de Ipatinga, com um novo formato, mais adequado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, lembra Wesley.
Publicitário, ele destaca que, em seis meses de reativação do projeto social, a aprovação pública do que é ensinado aos meninos e meninas é grande. Até mesmo porque o nível de criminalidade da região está muito alta e o consumo de drogas está alarmante”, resume.
Entre muitas atividades, semanalmente os guardas mirins passam por aulas cívicas, oficinas e cursos de telemarketing, etiqueta e marketing pessoal, trânsito e educação física. Uma equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo, pedagogo, educador físico e outros voluntários orienta os integrantes do projeto.
Wesley Santana, assim como outros voluntários, foi guarda mirim e conta que esse foi o principal fator de motivação para retomar as ações. Tenho amigos de infância que, atualmente, alguns estão mortos e outros presos. E da guarda mirim eu fui trabalhar em uma empresa, onde eu acabei seguindo o mesmo ramo de atividade. Isto me ajudou como pessoa, como cidadão e como profissional. Por isso acredito, no projeto”, resume.
Um convênio foi firmado junto à Prefeitura de Ipatinga, mas sem repasse de verbas. O acordo estipula unicamente o uso do espaço da Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã, para a realização das atividades. Ainda sem patrocínios e investimentos públicos ou privados, o projeto é tocado com os recursos dos próprios voluntários da Anjos de Aço. Fica o convite para caso alguém queira nos ajudar e trabalhar conosco”, encerra Wesley.
Nova turma
Após a formatura da primeira turma, no fim de novembro último, o foco da associação se voltou à formação do novo grupo de participantes de 2014. No ano que vem, diferentemente deste, o tempo de curso se estenderá por um ano e 100 vagas serão disponibilizadas.
Uma primeira chamada foi realizada em 14 de dezembro e a próxima rodada de inscrições ocorrerá no dia 18 de janeiro de 2014. As inscrições podem ser feitas na Escola Municipal Arthur Bernardes. Os interessados devem levar os documentos pessoais e fotos 3x4, acompanhados dos pais ou responsáveis.
Para selecionar os inscritos, um processo seletivo eliminatório será aplicado posteriormente, com provas de redação. Podem participar adolescentes entre 13 e 16 anos, com vínculo escolar. Após a seleção da nova turma de guardas mirins, as atividades serão desenvolvidas aos sábados, das 7h às 11h30, nas dependências da instituição de ensino cedida ao projeto. Outras informações podem ser acessadas por meio do site do projeto social, em www.guardamirimdeipatinga.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]