19 de dezembro, de 2013 | 00:00
Airbags e freios ABS obrigatórios em 2014
Medida foi mantida pelo governo após discussão com representantes do setor automobilístico
IPATINGA O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou, nessa quarta-feira (20), que os airbags e os freios ABS serão obrigatórios nos automóveis produzidos no país a partir do ano que vem. Em 2009, as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinaram que estes itens de segurança deveriam ser obrigatórios, a partir de 2014, em todos os carros fabricados no Brasil.
Desde 2010, o órgão de trânsito vem aumentando gradualmente o percentual dos carros novos que devem sair de fábrica com airbag e ABS. O primeiro sistema protege as pessoas nos casos de colisões. O segundo sistema evita o travamento das rodas em frenagens bruscas. Atualmente, a exigência abarca 60% da fabricação de veículos. Para o ano que vem, após discussão entre representantes do governo e da indústria automobilística, a regra deverá ser imposta a 100% da produção em território nacional.
O impasse na medida são as disputas pelas exceções. O governo estuda, por exemplo, a criação de medida específica para os veículos do tipo Kombi, que não tem similar no mercado e vai sair de linha com a introdução dos novos itens. Embora a Volkswagen tenha anunciado a despedida do modelo em setembro, foi lançada a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades e que custa R$ 85 mil - a versão tradicional custa cerca de R$ 47 mil.
Outra preocupação está relacionada a demissões de 10 mil a 15 mil trabalhadores por causa da extinção das linhas de produção de determinados modelos, assim como o impacto sobre o setor de autopeças. O ministro da Fazenda ressaltou que o governo pediu um compromisso das montadoras para mudarem os empregados de setor e evitar o máximo possível as demissões.
Vários modelos já estão com os custos dos acessórios de segurança
Com a inclusão dos equipamentos os preços dos veículos aumentarão de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Consultora de vendas da Dinauto, concessionária Fiat em Ipatinga, Vanessa Silva acentua, porém, que o valor já era praticado nos últimos anos, uma vez que a exigência de instalação de airbags e ABS na fabricação de veículos já é norma. Além disso, a profissional salienta que a segurança proporcionada pelos dois itens torna a pequena faixa de aumento irrelevante. É indiscutível a importância do uso desses equipamentos para o condutor do veículo ou os passageiros”, resumiu.
O ABS ou Anti-lock Braking System”, na língua inglesa, pode ser traduzido em sistema de freio antitravamento. Por meio de sensores instalados nas rodas, a informação sobre uma frenagem brusca é encaminhada a uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite a roda girar sem travar.
É inaceitável que o país possa permitir a produção de um carro hoje sem o airbag e sem o ABS que salvam vidas”, sinalizou, por sua vez, o gerente de vendas Kleber Firmino.
Ele opina que em função de pesquisas que comprovam a eficácia dos itens de segurança, é inconcebível que o governo brasileiro adie a exigência para todos os veículos fabricados no país. Abrir exceções, mesmo no caso da Kombi, é uma questão contraditória.
Sou contra abrir exceções porque isso foi avisado com antecedência. Em 2009, foi anunciado e deu tempo de toda a indústria passar a produzir veículos com esses equipamentos”, encerrou.
Na linha Fiat, o gerente de vendas afirmou que somente os veículos do modelo Mille não contam atualmente com os equipamentos. Com a introdução dos airbags e do freio ABS, o veículo terá a produção desativada no próximo ano.
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