17 de julho, de 2013 | 07:09
Morre o pioneiro Raimundo Anício
Comerciante nascido em Hematita, Antonio Dias, morou em Jaguaraçu e chegou a Ipatinga em 1953
Com atualização às 17h45
IPATINGA - Centenas de pessoas acompanharam, no fim da tarde de hoje, o sepultamento do corpo do empresário pioneiro de Ipatinga, Raimundo Anício Alves. O cortejo foi acompanhado por familiares amigos, muitos deles, vindos de outras cidades.
A viúva Ita Drumond Ataíde acompanhou o sepultamento do companheiro de matrimônio de longa data. Firme, amparada por filhos e netos, ela evitou falar sobre a perda de Raimundo Anício, papel que coube ao filho, José Edélcio Drumond Alves, que destacou as qualidades do pai, como um homem que modelo no empreendedorismo e pai.
O município perdeu, por volta da meia noite de terça-feira para quarta-feira, um dos seus pioneiros mais marcantes. Aos 93 anos, Raimundo Anício Alves estava internado no Hospital Márcio Cunha. O velório ocorreu na capela do cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza Dois, em Ipatinga, onde seu corpo foi sepultado.
Conforme está publicado no livro Ipatinga Cidade Jardim, de José Augusto de Moraes, Raimundo Anício nasceu no distrito de Hematita, município de Antônio Dias.
Casou-se com Ita Drumond Ataíde em 1943 e teve quatro filhos, entre eles, o reconhecido advogado José Edélcio Drumond Alves.
Comerciante e empreiteiro da Companhia Ferro Brasileiro, que fabricava carvão, em Antônio Dias, mudou-se para Jaguaraçu em 1946 e trabalhou para a Belgo-Mineira em um lugar chamado Quilombo, onde empreendida também uma fazenda de gado.
Raimundo Anício mudou-se para Ipatinga em 1953, quando o lugar ainda chamava-se arraial de Ipatinga e pertencia a Coronel Fabriciano. Foi vereador no município de Coronel Fabriciano, eleito pelo distrito de Ipatinga (1962/64), e atuou nas comissões de criação do distrito e de emancipação do município.
O pioneiro foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Ipatinga, criou o Lions Clube Pioneiro e ajudou a fundar diversas entidades de filantropia, incluindo a Fundação Leonística de Assistência Social Raimundo Anício Alves.
LUTO OFICIAL
A Prefeitura de Ipatinga decretou luto oficial por três dias, pelo falecimento do empresário Raimundo Anício e um dos homens que lutou pela emancipação polítia do município.
Em nota, o governo informa que "a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, decretou luto oficial de três dias no município pelo falecimento do pioneiro Raimundo Anício Alves. O Decreto n.º 7.481 foi publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial do Município, na página www.ipatinga.mg.gov.br.
A história bonita e vitoriosa de seu Raimundo Anício Alves demonstra a identidade deste pioneiro com o povo de Ipatinga e serve de exemplo para todos nós, na construção de uma cidade cada vez mais voltada para o desenvolvimento e o bem-estar de sua gente”, afirma a prefeita Cecília Ferramenta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]