
29 de maio, de 2013 | 06:21
Duas chapas disputam hoje a eleição da Aciapi
Em meio a uma acirrada disputa, concorrentes falam sobre propostas para dirigir a entidade de classe
IPATINGA - Duas chapas disputam hoje a eleição da diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi). Há muitos anos a eleição para a Aciapi ocorria sem sem disputas internas, com chapas formadas por consenso, o que foi impossível este ano. Com isso, a entidade se viu nas duas semanas anteriores em meio a uma itensa campanha entre os concorrentes. Quem sair vencedor terá um desafio extra: trabalhar pela reunificação.
Os associados vão escolher, por meio do voto, a nova diretoria executiva, com o novo presidente, conselhos fiscal e de ética da entidade. A eleição é disputada pela chapa 1 - União e Participação, liderada por Luís Henrique Alves (Tia Eliana Centro), ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga e atual primeiro Diretor de SPC da Aciapi, e a chapa 2 - Transparência e Atitude, encabeçada por Olímpio Caetano dos Santos (Laboratório Acil) e que atualmente é o 1º Diretor Financeiro da entidade.
A eleição está marcada para o dia 29 de maio (4ª feira), quando uma urna instalada na sede da Aciapi, na rua Uberlândia, 331, receberá os votos dos associados em dia com suas obrigações estatutárias e que tenham no mínimo três meses de cadastro na entidade, no período compreendido entre 16h e 21h. A apuração será logo em seguida ao encerramento da votação. Os eleitos estarão à frente da Aciapi no biênio 2013-2015. Em entrevista ao DIÁRIO DO AÇO, Luís Henrique Alves e Olímpio Caetano dos Santos, falaram sobre suas propostas para a entidade.
Chapa 1
Nascido em Ipatinga e comerciante há mais de 20 anos, Luís Henrique Alves participa da diretoria da associação há três mandatos consecutivos e foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas por dois mandatos, entre 2005 e 2009. Ele aposta na experiência adquirida no comércio e dentro da entidade para concorrer ao cargo. Acredito no associativismo. Faço parte da entidade há muito tempo. Junto com um grupo achamos que esse era o melhor momento para concorrer, devido à experiência que tenho, e por conhecer o lado de cá do balcão”, declarou.
Como propostas para a entidade, Luís Henrique Alves apresenta suas linhas de atuação. Do ponto de vista macro ele defende uma atuação na região como, por exemplo, a duplicação da BR-381 e asfaltamento da MG-760. Em relação aos pontos locais, o projeto da chapa 1 prevê atuação junto com poder público tentando revitalizar os centros comerciais da cidade. A meta é junto com o poder público intermediar essas melhorias”, afirmou.
Ações pontuais
Luís Henrique Alves destacou alguns pontos previstos em seu projeto, entre eles o fortalecimento das campanhas em datas especiais e a retomada da iluminação de Natal. Essa iluminação é muito importante para o setor comercial do município. Precisamos buscar parcerias para fomentar ainda mais o comércio. De maneira geral, queremos dar sustentação também para as micro e pequenas empresas”, pontuou. Nesse cenário em que muito se fala de crise, Luís Henrique aponta a importância de a entidade estar ao lado do empresário”. É preciso buscar alternativas para que esses comerciantes pequenos, para que juntos, tornem o comércio mais forte”, completou.
Sobre os principais desafios do comércio local, o líder da chapa 1 afirmou que o comércio e setor de prestação de serviços dão boa resposta face à crise no setor siderúrgico que atinge a Usiminas. Entre as alternativas, Luís Henrique Alves apontou o turismo como uma importante área para alavancar a economia local. Um dos grandes desafios é alavancar o setor turístico na região, junto com entidades ligadas ao segmento, tentando explorar nosso potencial”, falou. Qualificação dos colaboradores e parcerias com entidades coirmãs e poder público são outros destaques do projeto da chapa 1.
Chapa 2
Líder da chapa 2, Olímpio Caetano dos Santos mora na cidade há 38 anos. Com graduação em Farmácia Bioquímica e pós-graduado em Análises Clínicas, o candidato é associado à Aciapi há mais de 15 anos. Olímpio Caetano afirma que, nos últimos anos, a entidade passou por reestruturação das suas contas. Colocamos a casa em ordem. A Aciapi vinha numa situação debilitada financeiramente e com necessidade de melhorias na estrutura física. Hoje, o auditório e salas de cursos estão com data-show e a área de informática foi renovada”, pontua.
Olímpio Caetano dos Santos aposta nessa experiência na área financeira para propor novas metas à entidade. Sou oriundo da comissão fiscal por dois mandatos. Viemos acompanhando alguns presidentes. Nossa contribuição será de não cometer os erros de outros presidentes. A entidade é transparente. Por isso escolhemos o nome Transparência e Atitude para chegar ao associado de maneira clara e objetiva. Queremos apresentar os anseios dos associados”, explicou o candidato.
Dinamismo
Ao fazer uma avaliação sobre os desafios enfrentados atualmente pelo comércio local, Olímpio Caetano destaca que o setor é o maior empregador de Ipatinga. O comércio está muito dinâmico e informatizado. Hoje se compra muito pela internet, tirando empregos daqui. Mas o comércio é o maior empregador de Ipatinga”, enfatizou.
Entre as propostas da Chapa 2, está a forma de relacionamento que se pretende estabelecer com o poder público. Pretendo manter o mandato sem submissão à administração pública, em situação de paridade, onde sejamos ouvidos. Que a associação seja caixa de ressonância das reivindicações dos comerciantes junto à administração municipal”, salientou.
Propostas
O líder da chapa 2 colocou, entre suas propostas para dirigir a entidade, a batalha pela melhoria da malha viária, pelo novo distrito industrial e pela revitalização do Centro. Nosso comércio por muito tempo ficou dependente de Usiminas, mas agora se diversificou. As nossas principais preocupações, são: distrito industrial e acesso à BR-458 pelo distrito; e a duplicação da BR-381 que nenhum benefício apresenta ao trecho urbano de Ipatinga”, informou.
Em relação aos centros comerciais da cidade, Olímpio aponta a necessidade de novas adequações. Tem local que parece mercado persa, outros são bem estruturados. Ninguém melhor do que os comerciantes para saber o que é necessário para esse processo. Temos que fortalecer a associação”, concluiu.
CONFIRA ABAIXO AS CHAPAS
CHAPA 1 - UNIÃO E PARTICIPAÇÃO
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA / ACIAPI 2013/2015
DIRETORIA EXECUTIVA
CARGO NOME EMPRESA ASSOCIADA
Diretor Presidente Luís Henrique Alves Tia Eliana Centro
1º Vice-Presidente Jamilson Maria Macedo Soares O Boticário
2º Vice-Presidente Alberto Múcio de Almeida Murta Sonzaço
1º Diretor Secretário José Carlos de Alvarenga Ipalux
2º Diretor Secretário Luciomar Bicalho Dias O Bebezão
1º Diretor SPC Cláudio Zambaldi Oliveira Rara Opção
2º Diretor SPC Eduardo Roger Penedo de Almeida Flor de Seda Lingerie
1º Diretor Financeiro Márcio Caldeira de Souza Penna Casa do Ruralista
2º Diretor Financeiro Rivadável Socorro de Carvalho Posto Carvalho
1º Diretor Social José Francisco Ferreira Neto Francisco Neto Eventos
2º Diretor Social Jhon Wellington Matias de Oliveira Jhon Móveis
1º Diretor Lojista Maria das Graças de Lima Radical Chic
2º Diretor Lojista Hugo Leonardo Diniz Dias Pintou Novidades
CONSELHO FISCAL
Titular Marconi Mendanha Marinho Papelaria Mendanha
Titular Amaury Gonçalves Agplan Consultoria
Titular Marly Souza Silva Marlise Confecções
Suplente Hugo Geraldo Perdigão Vieira Ortoprev
Suplente Rogéria Louro Queiroz Costa Bazar do Cabeleireiro
Suplente Wanderlúcio Diniz Moreira Araújo Mota Talentus Informática
CONSELHO DE ÉTICA
Conselheiro Walter de Lima Salles Rodoviagem Ipatinga
Conselheiro Valter Antônio de Oliveira Jornal Diário do Aço
Conselheiro Wander Luis Silva Loja São José
Conselheiro Célio Firmino de Souza Drogaria Veneza
Conselheiro José Dermo de Pinho Casa Avenida
Conselheiro Rubens Souza Brito Madeireira Brasil
Conselheiro João Bosco Gomes Depósito Gomes
Conselheiro José Assenir Bourguignon Usimicro
Conselheiro Geraldo Henrique de Souza Diferencial Imóveis
Conselheiro Alberto Costa Filho Sucateira Vale do Aço
CHAPA 2 - TRANSPARÊNCIA E ATITUDE
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA / ACIAPI 2013-2015
DIRETORIA EXECUTIVA
CARGO NOME EMPRESA ASSOCIADA
Diretor Presidente Olímpio Caetano dos Santos Laboratório Acil
1º Vice-Presidente Manuel Antonio Vital Andrade Ceandra Ltda.
2º Vice-Presidente José Maurício da Silva Casa São José
1º Diretor Secretário Arnaldo Veriano Silva Depósito Arnaldo
2º Diretor Secretário Kátia Patrícia Carmo Barros Oliveira Pilar Instituto de Educação
1º Diretor SPC Renildo da Silva Flores Central Farma
2º Diretor SPC Ederson Barbosa Maciel Supermercado Ferreira Barbosa
1º Diretor Financeiro Eustáquio de Carvalho Lage Lage Imóveis Ltda.
2º Diretor Financeiro Otávio dos Anjos Otávio Assessoria Imobiliária Ltda.
1º Diretor Social Wantuil Domingos da Silva Angel Nobre Buffet
2º Diretor Social Eliani Meyre de Almeida Vello Arcon Engenharia de Climatização
1º Diretor Lojista Maria Aparecida de Andrade Pereira Bazar Cida
2º Diretor Lojista Rogério Freitas Campos Doce Magia
CONSELHO FISCAL
Titular Adilson Sabino de Souza Continental Jóias
Titular José Geraldo Pereira de Mattos José Geraldo Despachante
Titular Cassimiro Santos Andrade Casa Globo
Suplente Kleuber Rodrigues Kamed
Suplente Fernando de Oliveira Abrantes Xiang
Suplente Hélcio Muzzi Martins Unidas
CONSELHO DE ÉTICA
Conselheiro Amantino Alves da Silva Disbam
Conselheiro Helvécio Thomaz Martins Farmácia São José
Conselheiro José de Oliveira Silva Imobiliária Moradia
Conselheiro José Edélcio Drumond Alves Advogados Associados
Conselheiro Gustavo Augusto de Ataíde Souza Rede Souza
Conselheiro José Garcia Neves Garcia Supermercados
Conselheiro Antônio Pessoa Magalhães AP Magalhães
Conselheiro Maria da Glória Silva Glória Confecções
Conselheiro Aloísio Pinto dos Santos Padaria do Horto
Conselheiro Divino Mariano Gonçalves Depósito Cristina
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]