03 de maio, de 2013 | 00:00

A presença da fé em Timóteo

Celebração dos 50 anos da Paróquia de São Sebastião é destaque na história do município



TIMÓTEO –  A Paróquia São Sebastião de Timóteo acaba de completar 50 anos. A igreja matriz de São Sebastião, no Centro-Sul, sede da paróquia, um ano mais velha que Timóteo, carrega traços culturais importantes da população. Muito além de uma presença religiosa, é um marco no desenvolvimento social e político da cidade.


A comunidade, que antes pertencia à paróquia de São José Operário, foi desmembrada em janeiro de 1963, pelo bispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Àquela época, a população começava a se multiplicar, a igreja, portanto, também precisava se expandir e trazer mais líderes religiosos. A instalação da paróquia, em abril daquele ano, permitiu a nomeação do primeiro pároco: padre Olau de Salles.


Os registros acima são resultado de uma pesquisa feita pela religiosa Ruth Assis Drumond Borges. Desde a sua adolescência, ela participava ativamente das programações e trabalhos da igreja. “Eu procurei em documentos, arquivos da igreja e também da diocese, além de entrevistas com pessoas ligadas à paróquia e que foram relatando os acontecimentos”, contou.


A encomenda feita pelo atual padre da paróquia, Sérgio Henrique Gonçalves, resultou em um livro sobre a história da paróquia, que ainda será publicado. “É muito importante esse trabalho de evangelização que a paróquia vem exercendo na comunidade. Várias pastorais foram feitas e diversas comunidades hoje são assistidas pela paróquia”, ressalta a pesquisadora. 

Silvia Miranda


Ruth Assis


Alcance
Ruth Assis conta que, atualmente, a paróquia é responsável por oito comunidades urbanas e outras oito comunidades rurais espalhadas nos bairros: Primavera; Nossa Senhora das Graças; São José; Centro-Sul; Ana Rita; Santa Cecília; Bela Vista; Fazenda Boa Vista e nas áreas rurais e povoados dos municípios vizinhos, de Marliéria e Jaguaraçu, como Lavrinha; Cava Grande; Santo Antônio; Mundo Novo; Antunes; Santa Rita e Campinho. “A igreja está ativamente presente na formação de um povo e é essencial para a construção da cidade”, resumiu.

Missão
Na avaliação do padre Sérgio Henrique Gonçalves, a celebração dos 50 anos da paróquia é também um momento de fé e desenvolvimento do povo de Timóteo. “Aqui, temos pessoas que se dedicaram e fizeram com que essa paróquia chegasse aonde ela chegou. Muitos fiéis ajudaram no crescimento político, social e econômico do município porque ser religioso, não é você viver uma vida só de oração, mas é viver o bem para a comunidade”, pontuou.

Silvia Miranda


Padre Sérgio


Reforma
A igreja passa atualmente por um projeto de revitalização do prédio, mas o pároco lembra que, paralelamente a essa reforma física, há também um projeto de revitalização da vida espiritual das comunidades integrantes da paróquia. “Então, nós iniciamos o projeto das santas missões, de visitar as famílias, os doentes e levar a pessoa do Cristo Ressuscitado a todos”, complementou.

Silvia Miranda


igreja são sebastião timóteo


Selo
Em homenagem ao jubileu de ouro da paróquia, os Correios lançaram um selo comemorativo. A arte do selo carrega os traços da logomarca da paróquia São Sebastião, uma referência à fachada da Igreja Matriz.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário