08 de março, de 2013 | 00:00
Unidade de saúde do Bom Retiro disponibiliza Diu
Dispositivo contraceptivo está acessível para mulheres interessadas no planejamento familiar
IPATINGA A Unidade de Saúde do bairro Bom Retiro passou a disponibilizar a inserção de Dispositivo Intrauterino (Diu). Durante 15 dias, desde o início da prestação do serviço, a Secretaria Municipal de Saúde registrou a implantação do Diu em 13 pacientes. Para ter acesso ao método, gratuitamente, a usuária deve procurar a unidade durante a consulta de rotina, informar ao médico ou à enfermeira o interesse em implantar o Diu.Após o encaminhamento e indicação clínica, é realizado o agendamento dos exames, serviço de orientação e posterior inserção do dispositivo na paciente. O procedimento é realizado por profissionais de ginecologia e obstetrícia e de enfermagem, na unidade de saúde do Bom Retiro, todas as quartas-feiras, das 13h às 15h.
O Diu é um dispositivo anticoncepcional inserido no útero e que age de maneira espermaticida, impedindo a subida dos espermatozóides pelas trompas e, consequentemente, a fecundação do óvulo.
Segundo o ginecologista e obstetra Josué Gonzaga, feitos os exames preparatórios Papanicolau (colo uterino) e o Beta HCG (teste de gravidez negativo até 72 horas antes da inserção) o procedimento é relativamente simples e rápido, com duração média de 30 minutos.
Entre as vantagens do Diu, listadas pelo ginecologista, estão a eficácia (margem de falha de 0,1%) e o fato de ser um método de uso prolongado e não definitivo (a paciente pode retirar quando desejar). O Diu é mais uma opção de contraceptivo para o planejamento familiar. No entanto, é importante frisar que, assim como outros métodos, o dispositivo não oferece proteção contra as DSTs”, pondera Josué Gonzaga, citando as doenças sexualmente transmissíveis, como Aids e hepatite B.
A revisão pré-agendada também é realizada na Unidade de Saúde do Bom Retiro. O dispositivo oferecido pela rede municipal de saúde de Ipatinga é o do tipo T de Cobre”.
Planejamento
A oferta do Diu integra o programa de planejamento familiar da rede municipal de Saúde, que está sendo reestruturado pela atual administração. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Ipatinga há cerca de 68 mil mulheres em idade fértil. No entanto, como destaca a enfermeira e coordenadora da Linha de Cuidados do Departamento de Atenção à Saúde de Ipatinga, Aline de Barros Coelho, muitas desconhecem os serviços, não sabem aonde buscá-los ou mesmo qual a melhor opção.
A inserção do Diu é realizada gratuitamente e representa um ganho para o município, na medida em que possibilita um controle efetivo da natalidade. Mas a nossa proposta é também orientar essas mulheres quanto aos cuidados, exames preventivos e também a escolha do método mais adequado às suas necessidades”, afirma Aline Coelho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]