03 de setembro, de 2019 | 09:40

Descubra os principais motivos da obesidade, por Abdon José Murad Júnior



Estar acima do peso traz muitas consequências para sua saúde, talvez algumas delas sem o tratamento necessário, sejam irreversíveis para o indivíduo.

Você sabe quais são as doenças relacionadas à obesidade? Abdon José Murad Júnior explicará sobre as mais populares.

Pessoas com sobrepeso ou obesas está cada vez mais comum. Muitos negligenciam a sua própria saúde. Atualmente, a ocorrência da obesidade pode ser considerada como a epidemia atual.

"A OMS, que é a Organização Mundial de Saúde, diz que uma em cada três pessoas no mundo está acima do peso. E que só no Brasil, existem 18 milhões de pessoas com índices corporais que indicam obesidade." Diz Murad Júnior.

A gordura acumulada no corpo desencadeia problemas de saúde que poderiam ser evitados. É necessário conhecer quais são as comorbidades mais frequentes, para que um diagnóstico precoce identifique os indivíduos que precisam de uma intervenção urgente para a perda de peso.

Trazemos as doenças mais comuns relacionadas à obesidade:

1. A Hipertensão. Ela acontece quando há um aumento da pressão nos vasos sanguíneos. Se ocorre com muita frequência em indivíduos com excesso de peso. Gerada pelo alto consumo de alimentos contendo sódio e gorduras saturadas. Mas não só isso! Porque o sedentarismo e a falta de atividades físicas regulares fazem com que os vasos sanguíneos fiquem comprimidos causando o aumento da pressão. Sendo considerada uma doença silenciosa, os sintomas nem sempre aparecem, o que retarda o diagnóstico.

Através disso, como o colesterol alto, a pressão arterial elevada, ou hipertensão, pode ocasionar vários problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos ou mesmo derrames cerebrais (AVCs).

Sabia que a hipertensão é a causa de 40% dos infartos?

De 80% dos derrames?

E que é a responsável por 25% dos casos de insuficiência renal em todo o país?

"Este fator pode acontecer com qualquer um. Se não existe um equilíbrio na alimentação, todo mundo está sujeito. Não se pode abusar de uma quantidade elevada de sal." Explica Abdon Murad.

Após o diagnóstico é possível tratá-la com medicamentos apropriados e mudanças de hábitos que estimulam a atividade física. Pacientes podem fazer acompanhamento em aparelhos encontrados em farmácias e consultas médicas regulares.

Entretanto, o indicado que haja uma mudança significativa por parte do paciente no que diz respeito aos hábitos alimentares, consumo de álcool e prática de exercícios físicos que, por sua vez, são de extrema importância para a qualidade de vida de todas as pessoas Abdon Murad Jr

2. Diabetes. É uma doença conhecida pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Podendo ocorrer devido a dificuldades na secreção de insulina, que é um hormônio produzido no pâncreas. Sendo sua função principal da insulina, promover a absorção de glicose nas células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares.

A ausência da insulina ou a dificuldade na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Quem está muito acima do peso têm a produção de insulina descontrolada.

Ou seja, resulta no desenvolvimento da diabete de tipo 2. Lembrando: Não é genética. Pesquisas apontam que uma dieta saudável, mais a prática de exercícios físicos regulares e perda de peso podem ajudar a controlar ou prevenir o diabetes tipo 2.

3. Colesterol. Esse é um componente essencial nas membranas celulares do corpo. A maior parte do colesterol encontrado no sangue de um indivíduo é produzida pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida da alimentação. O colesterol é composto pelas frações: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim) e triglicérides.

Normalmente pessoas possuem um peso elevado ou são obesas, não se alimentam bem, não praticam exercícios físicos ou regularmente. O que resulta? Faz com que o nível total de colesterol cresça.

Acaba aumentando o risco de entupimento de veias e artérias aumentando o risco de infartos e derrames. Geralmente, essa situação é muito repentina, o que dificulta o diagnóstico se o paciente não faz o acompanhamento médico adequado.

Na maioria dos casos, o colesterol alto pode ser reduzido com uma dieta de baixo teor de gordura, aliada à prática de exercícios. Em alguns casos, a medicação é útil na redução do colesterol. O aumento do colesterol e da gordura corporal também pode ocasionar o desenvolvimento de pedras na vesícula biliar, o que exige cirurgia como único tratamento.

4. Hipertrofia Ventricular. O coração é um órgão composto por vários músculos, isso porque todo o bombeamento de sangue do coração envolve o corpo inteiro.

Então, a hipertrofia ventricular acontece quando o músculo do coração aumenta significativamente de tamanho, o que pode resultar em parada cardíaca repentina. Em muitos casos, não há sintomas prévios que possibilitam a precaução do tema.

Essa doença acontece em mais evidência em pessoas obesas, pois o coração de quem está acima do peso precisa trabalhar mais do que deveria para sustentar o volume e a estrutura corporal.

Há tratamento com o uso de medicamentos, no entanto, é necessário investigar quais hábitos estão causando o problema. Se for constatada a obesidade como fator de risco, dietas e exercícios podem amenizar o problema.

5. Doenças respiratórias. Resultando em apneia do sono e asma. A obesidade é a principal causadora da apneia do sono. Ela pode causar paradas respiratórias involuntárias durante o sono. Esse distúrbio ocorre devido ao excesso de gordura nas áreas do pescoço e do tronco, dificultando a respiração e causando o fechamento repentino da faringe.

Os colapsos durante a noite provocam mini despertadas e desequilibram os níveis de oxigênio no sangue, o que resulta em sonolência excessiva durante o dia, perturbando a capacidade de raciocínio e avaliação. É um problema grave e que pode ser tratado com a redução do volume corporal.

"A asma também uma doença respiratória que ocorre quando há o estreitamento dos bronquíolos, dificultando a respiração." Diz Júnior.

Mesmo que essas causas não sejam tão conhecidas, há uma suposta relação com a obesidade, é que causa a reação inflamatória provocada por uma substância produzida pelo tecido adiposo e elevados níveis de colesterol, acelerando a ocorrência de asma em pessoas com sobrepeso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário