21 de novembro, de 2012 | 00:00
Passeio pela Serra dos Cocais
Rotas Verdes apresenta documentário produzido durante os trabalhos da Expedição Borba Gato
IPATINGA - A história de uma esmeralda de 470 gramas faz parte de um programa especial sobre a Serra dos Cocais, no Rotas Verdes Brasil TV desta quarta-feira (21). A partir das 20h30, na TV Cultura Vale do Aço, o documentarista de natureza, Fernando Lara, irá mostrar este incrível relato de um morador da comunidade de Esmeralda, em Ferros, contando como a gigantesca pedra preciosa ficou durante anos escorando uma porta até ser comprada por um viajante, pelo valor de 40 mil réis.O programa Rotas Verdes Brasil TV é uma realização da Fauna e Flora Documentários, em parceria com a TV Cultura Vale do Aço e DIÁRIO DO AÇO, com patrocínio da Aperam South America e Sucateira Vale do Aço e apoio da In Vista Comunicação.
O material especial sobre a Serra dos Cocais foi produzido em 2010, durante os trabalhos da Expedição Borba Gato, que percorreu e documentou a zona rural de quatro municípios: Ferros, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano.
O documentarista Fernando Lara reuniu uma equipe e registrou os relatos dos pioneiros da região. Pessoas que fazem parte da história do Vale do Aço em uma época muito anterior à instalação das siderúrgicas. O bandeirante Manoel de Borba Gato, que dá nome à expedição, foi um dos grandes desbravadores do Vale do Aço durante o século XVII, à procura de ouro e pedras preciosas.
O programa ainda irá mostrar histórias como a do Quilombola Indaiá, que ainda guarda as memórias da escravidão em nossa região. Além disso, há imagens de parte das mais de 70 cachoeiras existentes no interior da maior cadeia de montanhas do Vale do Aço. Infelizmente, as cachoeiras ainda são pouco conhecidas pela comunidade e pouco valorizadas pelo poder público em nossa região”, opina Fernando Lara.
O programa irá mostrar também imagens do Sítio Recanto Fauna e Flora, a primeira opção de hospedagem instalada na região do Achado de Baixo. O lugarejo é situado na Serra dos Cocais e pertence ao município de Santana do Paraíso. O sítio possui instalações para hospedagem, a poucos metros de uma cachoeira, e de uma reserva de Mata Atlântica conservada há mais de 30 anos. Essas riquezas que agora podem ser compartilhadas com o público demonstram os primeiros investimentos em ecoturismo nessa parte da Serra. Para assistir aos programas Rotas Verdes Brasil TV na internet acesse www.rotasverdesbrasil.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]