21 de outubro, de 2012 | 00:00

Documentação de vida selvagem

Curso ensina técnicas para registro seguro da vida na natureza

IPATINGA - A possibilidade de fazer registros de animais selvagens em seu habitat natural parece uma realidade distante para muitos profissionais da comunicação. Mas, pensando em capacitar pessoas para se aproximarem da fauna, de forma segura e sem o uso de técnicas de captura, é que o documentarista de Fernando Lara está promovendo o 1º Curso de Documentação e Comportamento em Selva do Vale do Aço. A iniciativa inédita na região irá habilitar jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e pessoas que tenham interesse ou já trabalham em ambientes hostis promovendo uma interação positiva com a natureza. O projeto é uma realização da Fauna e Flora Documentários.
As aulas serão ministradas durante três fins de semana consecutivos a partir de 17 de novembro. Serão três módulos. O primeiro, de aulas teóricas, como forma de preparação para os dois fins de semana seguintes onde os alunos aprenderão na prática todas as técnicas de sobrevivência em selva e de aproximação dos animais.
Fernando Lara


garça branca
“Este projeto será todo voltado para interação positiva e respeitosa com áreas selvagens, trazendo em seu formato noções de primeiros socorros em selva; navegação por GPS, mapas e bússola; ética ambiental; rastreamento e obtenção de imagens da fauna sem a necessidade de captura; logística e acampamentos; preparação de alimentos de forma segura; comportamento em momentos extremos e comportamento padrão de segurança”, esclarece Fernando Lara.
 
Nas aulas práticas, os alunos ficarão acampados e farão caminhadas diurnas e noturnas na selva, à procura da fauna, utilizando pios de vocalização e técnicas de rastreamento de animais. O cenário dessa fase do curso será uma área preservada na Serra dos Cocais e um check-out em uma região de Mata Atlântica do Vale do Aço. “Um grupo fechado também fará um check-out opcional na Amazônia”, acrescenta o documentarista de natureza.
Fernando Lara


iguana do pantanal
Mercado

Segundo Fernando Lara, há poucos profissionais na área de documentação de vida selvagem no Brasil. “Enquanto países como a Inglaterra vendem grandes produções neste segmento, ainda estamos engatinhando no território que possui a maior biodiversidade e maior floresta tropical do mundo. Na maior parte das vezes compramos de profissionais e de empresas no exterior, as imagens feitas aqui. Para registrar ambientes hostis como a Amazônia Brasileira e a Mata Atlântica é preciso estar bastante preparado”, afirma.
A capacitação é voltada a profissionais da comunicação, mas também a todas as pessoas, maiores de 18 anos que, queiram ter uma experiência diferente e marcante. Mais informações na página: www.rotasverdesbrasil.com.br ou ainda pelos telefones (31) 8875-5041/ 8508-9201.

Divulgação


fernando lara
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário