
21 de outubro, de 2012 | 00:21
Alunos lançam livro com pérolas” da Língua Portuguesa
Em Coitado do Aurélio”, estudantes da Escola Municipal Terezinha Nívea reúnem erros encontrados no cotidiano
IPATINGA - Conhecidas como pérolas, os erros de português encontrados textos, provas ou mesmo nas conversas do dia a dia, mostram, muitas vezes, como é precário o conhecimento geral da Língua Portuguesa. Para chamar a atenção dos estudantes da Escola Municipal Terezinha Nívea de Oliveira Lopes, no bairro Nova Esperança, sobre o assunto, as professores Joseni dos Santos e Maria Eugênia Braga lançaram uma proposta desafiadora: procurar pela escola as pérolas do português e colocá-las em um livro.O resultado foi a publicação de Coitado do Aurélio”, lançado entre os estudantes na tarde de sexta-feira (19). O livro foi montado com a participação dos alunos do 8º e do 2º ano do ensino fundamental. Mas, de alguma forma, todos os cerca de 200 alunos do período vespertino se envolveram no projeto, conforme contou a professora Maria Eugênia Braga. No dia 1º de novembro, o projeto será apresentado para profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo ela, as atividades começaram em março deste ano. Depois de observar a quantidade de erros banais na escrita e fala dos alunos, as professoras os envolveram num sistema de caça às pérolas. Na primeira parte do processo, conceituamos essas pérolas. Em seguida, os alunos buscaram esses erros nos textos, provas e bilhetes de todas as turmas. Depois, os colocamos em contato com o dicionário para estimular o interesse pelo conhecimento das palavras e em sua grafia e significado”, resumiu Maria Eugênia.
Joseni dos Santos explica que os alunos se envolveram no trabalho com muita empolgação. Eles fizeram atividades extras como mural e promoveram debates sobre o assunto. Os alunos descobriram a importância da leitura do dicionário”, comentou. A professora destaca o apoio recebido por toda a equipe pedagógica e direção da escola. O livro reúne fotos dos trabalhos na escola, depoimentos de alunos e uma espécie de dicionário das pérolas com suas respectivas grafias corretas.
Descobertas
A aluna Ana Caroline Freitas, do 8º ano, se envolveu completamente no processo. Ela se vestiu de dicionário e agitou” os debates. Ana Caroline revela que ficou surpresa com seu vocabulário durante a pesquisa. Vi como eu mesma estava escrevendo e falando muita coisa errada. A experiência foi muito boa, mudei minha visão sobre leitura e escrita”, comentou Ana Caroline. Já William da Silva definiu o projeto como interessante”. Ele confessa que ficou orgulhoso ao ver o livro pronto. É muito legal ver que o trabalho deu certo”, pontuou.
Desenho
Um aluno do período matutino teve uma participação especial no processo. Estudante do 8º ano, Rodrigo Elizeu do Carmo, 13 anos, criou o desenho que ilustra a capa do livro. Comunicativo, ele relatou que sempre gostou de desenhar, mas ficou surpreso com o convite. Algumas colegas me indicaram para fazer a ilustração fiquei feliz e apreensivo. Mas consegui concluir o desenho com uma semana. Fiquei muito feliz quando o vi pronto”, declarou.
Vendas
Ao todo, foram publicados 104 exemplares, de maneira consignada. A professora Maria Eugênia explica que a gráfica topou rodar as edições para receber posteriormente. Agora, após o lançamento, os alunos trabalham para vender os exemplares e quitar a dívida. Fizemos isso para envolvê-los ainda mais no processo e isso já está surtindo efeitos”, disse a professora. O exemplar custa R$ 10. Mais informações pelo telefone 3829-8314.
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