PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

16 de outubro, de 2012 | 00:00

“Estamos de pés e mãos atadas”

Computadores furtados do Conselho Tutelar de Ipatinga continham informações sigilosas de casos atendidos

IPATINGA – No feriado prolongado, a ação de marginais trouxe sérias complicações para o trabalho dos conselhos tutelares do município. Na sexta-feira (12), a sede da instituição, no Centro, foi arrombada. Foram levados computadores, celulares, dinheiro e outros bens. As máquinas furtadas continham relatórios de casos acompanhados pelos conselheiros, além de dados sigilosos de pareceres judiciais. “Estamos de pés e mãos atadas”, lamentou a conselheira Viviane Oliveira, em face de um sistema informatizado precário, que não conta sequer com cópias de segurança.
Segundo os conselheiros, não é a primeira vez que ocorreram invasões de criminosos no local. O último ataque foi registrado no fim do último ano, contudo não foram levados bens importantes. Desta vez, duas CPUs da sala de atendimento à Regional II, que atendem demandas que vão desde o bairro Veneza ao Taúbas, foram levados. “E parece não ter dado tempo de eles levarem o restante”, lembrou Viviane.
As presidentes do Conselho Tutelar da região 1 e 2, Viviane Oliveira e Welingta Cleicy de Paula, respectivamente, afirmam existir um descaso da administração pública do município com a instituição. Um vigilante faz o monitoramento da área somente durante a noite, e as instalações e estrutura da repartição estão precárias e “arcaicas”, conforme apontado. “Na sexta-feira, ninguém nos atendeu na administração. Hoje, conseguimos reportar o ocorrido. A porta precisa ser trocada, o que até o momento não foi feito. No último arrombamento, a prefeitura só colou a porta, o que acreditamos ter facilitado o novo arrombamento”, disparou Viviane.
A preocupação das profissionais são os relatórios contidos nos aparelhos furtados. Todos os dados dos atendimentos realizados pela entidade eram lançados nos computadores que foram levados, sem cópias em outras mídias ou rede virtual. “O controle impresso é só para os dados pessoais, como endereços, por exemplo, além das visitas”.
Wesley Rodrigues


Viviane e Welingta
Sistema

Welingta de Paula ressaltou que se a instituição contasse com um sistema ligado à web, o ataque dos marginais poderia não ter prejudicado o trabalho dos profissionais e os casos acompanhados pela instituição. O procedimento cobrado pela titular, inclusive existe – o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia).
O sistema de abrangência nacional para registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa de crianças e adolescentes, todavia, não foi implementado no município. “A administração municipal nunca se empenhou na aplicação do sistema, e também faltou articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na busca por melhorias ao conselho”, lamentou.
O atendimento do Conselho Tutelar de Ipatinga não sofreu maiores alterações e será continuado com normalidade, “porém de forma mais precária”, destacaram os profissionais.
Wesley Rodrigues


Porta arrombada
Reforma

Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou, que de acordo com o secretário de Assistência Social, Leonardo Oliveira, uma solicitação formal de reforma no local foi enviada à Secretaria de Obras Públicas. “Apesar da atual dificuldade financeira pela qual passa o município, a secretaria solicita que se a reforma não puder ser realizada neste ano, que seja contemplada no orçamento de 2013 em caráter de urgência”, citou.
O secretário acrescentou, ainda, que o orçamento da Secretaria de Assistência Social para 2013, encaminhado à Câmara de Vereadores para votação, prevê a aquisição de novos equipamentos e modernização de outros já existentes. De acordo com registros da própria Secretaria, a última compra de equipamentos de informática, cadeiras, mesas, aparelhos de ar-refrigerado e arquivos, foi realizada há cerca de quatro anos.
O DIÁRIO DO AÇO tentou contatar a presidência do CMDCA nessa segunda-feira, nos telefones informados, porém, não foi possível falar com o responsável pela instituição.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário