05 de setembro, de 2012 | 00:00

Morre Dom Hélio Gonçalves Heleno

Sepultamento reuniu religiosos de várias cidades mineiras

CARATINGA – Religiosos de várias cidades do Vale do Aço seguiram ontem para Caratinga, onde participaram do velório e sepultamento do bispo emérito, dom Hélio Gonçalves Heleno, aos 77 anos. Dom Hélio foi o quinto bispo de Caratinga. Natural de Cipotânea (MG), sua ordenação presbiteral foi realizada em 1961, em Mariana (MG), e a ordenação episcopal, em 1979, em Rio Pomba (MG). Como bispo, acompanhou o Conselho Regional de Leigos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), e foi integrante da Comissão Episcopal Pastoral da Regional.
Seu lema episcopal foi: “Propter Regnum Dei” (Por causa do Reino de Deus). Ontem, a diocese de Caratinga emitiu uma nota assinada pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, em que lamentava o falecimento do bispo emérito, dom Hélio Gonçalves Heleno. “Dom Hélio, que estava internado na UTI do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, desde o dia 17 de agosto, para o tratamento de pneumonia, faleceu às 4h30mim da madrugada desta terça-feira, 4 de setembro de 2012”, informou.
Segundo o laudo médico, a causa mortis é pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e sepse pulmonar. O velório foi realizado na Catedral São João Batista, em Caratinga, e o sepultamento feito na cripta da matriz, no começo da noite de ontem. “Aproveitamos para manifestar nossa gratidão a Deus pela vida e pelo fecundo ministério episcopal que dom Hélio realizou a frente de nossa diocese por mais de trinta anos e também a todos que nestes dias de seu sofrimento uniram-se a nós em oração”, afirmou o bispo de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira.
CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também publicou, na tarde de ontem, nota em que lamentava a morte de dom Hélio Gonçalves Heleno. "A vida e a obra evangelizadora desse nosso irmão deixa-nos um testemunho de fé e de dedicação", afirmava nota da secretaria-geral da CNBB.
Segundo a entidade, Dom Hélio percorreu um itinerário de particular dedicação à formação dos jovens e do cuidado com a comunidade paroquial no período que antecedeu sua ordenação episcopal. “Esteve entre as primeiras nomeações para o Brasil realizadas pelo Papa João Paulo II em novembro de 1978 e, a partir daí, caminhou como zeloso pastor na diocese de Caratinga”, pontuava a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário