DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

26 de agosto, de 2012 | 00:00

Clirec pede apoio da comunidade

“Estamos sempre nos empenhando para que as pessoas deixem o uso de drogas”

TIMÓTEO – O difícil trabalho de recuperação de dependentes químicos, há mais de 20 de anos, tem sido o desafio da Associação Clínica de Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras (Clirec). Mesmo com tantos anos de experiência no trabalho social para reintegração de viciados, a clínica tem enfrentado dificuldades para se manter atuante no combate às drogas.
Criada há 22 anos, em junho de 1989, a Clirec é administrada por membros da Loja Maçônica Acácia de Acesita e do Rotary Clube de Timóteo. Sua missão é recuperar e reinserir socialmente o dependente químico e o alcoólatra; despertá-lo para abandono definitivo das drogas; ajudá-lo a definir diretriz de vida; dar apoio e incentivo profissional.
Com capacidade para receber até 50 internos, a Clirec possui, atualmente, apenas 20 recuperandos.
Segundo a secretária-administrativa da entidade, Antônia Teixeira da Silva, com a baixa taxa de ocupação, a clínica tem passado tido dificuldades para pagar as despesas fixas e sustentar o tratamento. Diante da situação, a diretoria tem buscado o apoio da comunidade.
A clínica também busca repassar instruções para contribuir com a reintegração social dos viciados. A valorização da família, convivência harmoniosa na sociedade, busca pela qualidade de vida e zelo pela saúde e aparência estão entre os principais ensinamentos. “Estamos sempre nos empenhando para que as pessoas deixem o uso de drogas, que hoje representa uma realidade assustadora na nossa região”, pontua.
Divulgação


interna clirec

Por não disporem de uma renda suficiente, muitas famílias deixam de internar os filhos usuários, uma situação cada vez mais comum. A representante da Clirec explica que esse é outro desafio da instituição. “Foram criados vários programas para financiar tratamentos de pessoas carentes, mas há uma grande dificuldade para conseguir essas verbas”, lamenta Antônia Teixeira.
Tratamento
A Clirec adota o programa de tratamento recomendado pela Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas (Febract). O plano consiste em conscientização, laborterapia, espiritualidade e disciplina. Os internos passam por ocupações como o cultivo de plantas, criação de animais e preparo do alimento para consumo coletivo; e atividade física com o objetivo de desintoxicação.
E ainda recebem atendimento de assistente social, psicólogo e atividades religiosas. Com uma rigorosa rotina de horários e para cada tipo de atividade, a Clirec ensina também a importância da disciplina e do compromisso. “As tarefas são divididas e cada grupo tem as suas responsabilidades e nesses grupos também há um líder que comanda as funções, tudo dentro da casa é feito por eles mesmos”, detalha a secretária.
Funcionamento
A clínica funciona na rua Benedito Moreira de Andrade, 251, no bairro Petrópolis, em Timóteo. Em geral, o perfil dos internos é de adultos do sexo masculino com idade a partir de 18 anos, com manifestação espontânea para seguir o tratamento, pois a clínica não interna de forma compulsória. Para informações e outros detalhamentos existe um escritório localizado na avenida José de Alencar e Almeida, 110, sala 39, bairro Funcionários, ou pelo telefone (31) 3848-2287.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário