
26 de julho, de 2012 | 00:00
Regulamentação de motoboys e mototaxistas
Sindmoto quer ampliação de prazo para exigência de novas regras
IPATINGA A partir de 4 de agosto, motoboys e mototaxistas terão que cumprir algumas regras para trabalhar, de acordo com Resolução nº 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entretanto, o tempo para adequação não seria o suficiente para que todos os motociclistas fizessem o curso de capacitação, conforme alega o Sindicato dos Mototaxistas e Motofretistas do Vale do Aço (Sindmoto), que reivindica a prorrogação desse prazo.De acordo com o diretor de Comunicação do Sindmoto, José Antônio Silva, a prorrogação do prazo é necessária, haja vista a grande demanda destes profissionais na região que precisam passar pela capacitação, ministrada por uma empresa de outra cidade, e que não estaria sendo suficiente para atender os interessados. Para conseguir a prorrogação, há uma articulação junto ao governo do Estado, informa José Antônio.
Entramos com um pedido junto ao 14º Batalhão de Polícia Militar e marcamos uma reunião com o tenente-coronel Francisco Assis. Esse encontro acontecerá no dia 1º de agosto. Nossa intenção é pedir o adiamento dessa norma, pelo menos até o dia 31 de dezembro, uma vez que estamos em ano eleitoral e não tem como aprovar o projeto municipal de imediato. Nesse contexto, pedimos às autoridades para que prorroguem o prazo, uma vez que não existe agência credenciada para ministrar o curso, e a empresa que vem de fora tem turmas com poucos alunos”, disse. Segundo José Antônio, Ipatinga conta com aproximadamente 1500 mototaxistas e motoboys, sendo que apenas 10% teriam passado pelo curso de capacitação.
Exigências
A partir de 4 de agosto, será necessário ter, no mínimo, 21 anos e carteira de habilitação na categoria A” com validade de pelo menos dois anos. A legislação que regulamenta a profissão de motoboy no Brasil e estabelece os requisitos mínimos de segurança para mototáxi e motofrete, estipula, ainda, que o condutor terá que apresentar certidão de antecedentes criminais e comprovante de curso de qualificação aprovado pelo Detran, com aulas sobre segurança, ética, disciplina, legislação e vários outros temas.
Até sábado (28), cerca de 200 mototaxistas da região participarão de um curso de capacitação, promovido pela Associação dos Mototaxistas, Motofretistas e Motociclistas do Vale do Aço (Motvaço), que engloba aulas práticas e teóricas. A medida visa cumprir a resolução 356 do Contran, para regulamentação da profissão.
DIÁRIO DO AÇO NAS REDES SOCIAIS:
Curta o Diário do Aço no Facebook
ACOMPANHE O TWITTER
O QUE JÁ FOI PUBLICADO
Adequação de mototaxistas termina no próximo dia 4 - 17/07/2012
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]