18 de julho, de 2012 | 00:00
Áreas ocupadas serão reintegradas
Juiz mantém liminar e PM prepara nova ação para retirada de moradores em Timóteo
TIMÓTEO - A Polícia Militar realizará, nos próximos dias, o planejamento para a reintegração de posse de terrenos públicos invadidos no município de Timóteo. A ação ocorrerá em sintonia com o juiz de Direito, Rodrigo Antunes Lage, que manteve a liminar autorizando a retomada das áreas.
As invasões em Timóteo foram iniciadas no mês de abril, quando cinco áreas de propriedade do município foram ocupadas nos bairros Limoeiro, Macuco e Recanto Verde. Em maio, a PM estava empenhada na primeira tentativa de reintegração, mas a operação foi abortada. Um agravo de instrumento, assinado pelo desembargador Marcelo Rodrigues, suspendeu a ação nas áreas públicas.
Na ocasião, um forte aparato policial, composto por 220 policiais, 30 viaturas, cavalaria e um helicóptero, foi articulado para retirar as famílias de uma área particular. Mas apenas um terreno, no bairro Limoeiro, chegou a ser desocupado.
De acordo com o capitão da 85ª Companhia da Polícia Militar, Sérgio Renato da Silva, todas as áreas atualmente ocupadas por invasão nos bairros Limoeiro, Recanto Verde e Macuco serão reintegradas por operação que ainda será organizada pela PM. Está mantida a liminar concedida pelo juiz, e a PM está na fase de planejamento para realizar essa operação com a mesma estrutura”, explicou.
Comissão
Ainda segundo o oficial, em cumprimento à Lei nº13.604, de 20 de junho último, o governo do Estado nomeou uma comissão composta por membros do Legislativo, Judiciário e Executivo para negociar, junto às famílias, a saída das áreas ocupadas. Neste momento, a PM está aguardando que essa comissão entre em contato com as pessoas envolvidas nas invasões, antes de dar a ordem de cumprimento da reintegração”, adiantou.
A comissão escolhida pelo governo estadual é composta pelo deputado João Leite (PSDB), desembargador Antônio Armando Flores e os secretários de Estado e Desenvolvimento Social, Cássio Antônio Soares, e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Olavo Bilac Pinto Neto.
Retirada
Na manhã da segunda-feira (16), a Polícia Militar efetuou uma operação de retirada de cerca de 40 pessoas que ocupavam uma área do município na rua do Luar, no bairro Novo Tempo. Duas pessoas foram presas por resistirem à operação e não acatar às ordens dos oficiais. Conforme informações da PM, todas as pessoas tinham condições de se alojar em outro local e, por isso, não houve o encaminhamento para abrigos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]