
05 de julho, de 2012 | 00:00
Fiemg inaugura unidade em Timóteo
Centro de Formação Profissional terá capacidade para atender 800 alunos
TIMÓTEO As aulas na unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em Timóteo, devem começar efetivamente no primeiro semestre de 2013. O Centro de Formação Profissional Luciano José de Araújo teve inaugurada, esta semana, as obras de adaptação da antiga escola estadual Carlos Drummond de Andrade, no bairro Olaria.A unidade foi recebeu o nome do presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano José de Araújo, que não escondia a satisfação com a homenagem. Ser patrono de uma escola de credibilidade e de oportunidades como o Senai é uma alegria imensurável. Agradeço a todos que admiram e reconhecem o trabalho aqui depositado”, destacou Luciano Araújo.
Após a entrega da reforma começa agora a estruturação do prédio para receber os primeiros cursos. Para o presidente da Fiemg Vale Aço, a unidade do Senai em Timóteo fecha com chave de ouro o atendimento às demandas da indústria na região. Em seis anos inauguramos seis unidades do Senai. Conseguimos resgatar essa dívida com o município de Timóteo. Não tenho a menor dúvida de que o Senai irá gerar mais oportunidades de qualificação profissional às indústrias por meio de laboratórios e equipamentos de última geração, proporcionando mais qualidade nos cursos oferecidos”, enfatizou
Para o prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, o Senai é a realização de um sonho. Agora temos um ensino profissionalizante que atenderá jovens a partir de 16 anos preparando-os para o mercado de trabalho e para o novo distrito industrial que abrigará entre 1.500 a 2.000 empregos diretos. A formação profissional dos jovens de Timóteo será a nossa política de desenvolvimento econômico”, pontuou.
Consolidação
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Fiemg, Olavo Machado Júnior, compareceu a inauguração e destacou a importância de um Centro de Formação Profissional no município. A instalação do Senai em Timóteo amplia e consolida a presença do Sistema Fiemg no Vale do Aço ao se somar às unidades de Coronel Fabriciano e Ipatinga, gerando oportunidades de qualificação profissional e garantindo mão de obra em nível de excelência às indústrias da região”, ponderou.
O presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, por sua vez, teceu elogios à iniciativa da Fiemg e Prefeitura de Timóteo. O maior benefício do Senai no município é atender as demandas do Vale do Aço, formando profissionais qualificados e deixando um legado as futuras gerações”, antecipou.
Unidade
O Senai em Timóteo tem capacidade para atender 800 alunos e conta com oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e elétrica predial e industrial, além do galpão que contará com laboratórios de mecânica, solda, caldeiraria e construção civil.
Em princípio serão oferecidos cursos de aprendizagem industrial em Administração e Elétrica Predial e Industrial que atenderão 60 alunos e serão gratuitos, com início das aulas no próximo dia 16. Após a construção do galpão, mais quatro cursos serão oferecidos para atender as áreas de mecânica, solda, caldeiraria e construção civil. Além dos cursos de aprendizagem, o Senai contará com cursos técnicos e qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Comodato
Segundo Plínio Perruci, diretor do Senai Unidades Vale do Aço, no Pronatec a unidade de Timóteo contará com cursos técnicos de Mecânica, Eletrotécnica, Administração e Segurança do Trabalho. Também teremos os cursos de qualificação para pessoas cadastradas no Bolsa Família, através dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da prefeitura. Esses cursos ainda dependem da finalização das obras do galpão”, explicou.
Para essas turmas a previsão é de 640 alunos distribuídos nos três turnos. A previsão de início das aulas depende da conclusão das obras.
A prefeitura cedeu a área por comodato e reforma total do prédio, investindo R$ 607 mil em obras. Os equipamentos e montagem da estrutura, iniciativa da diretoria do Senai, somam mais R$ 700 mil ao projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]