28 de junho, de 2012 | 00:10
Empresário do Ano em Ipatinga
Luciano Araújo foi eleito o destaque empresarial de 2012
IPATINGA A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) definiram em eleição entre seus diretores, na manhã desta quarta-feira, 27, os homenageados do ano. Ao fim da reunião, o Empresário do Ano indicado foi Luciano Araújo, diretor-presidente da Provest e presidente da Fiemg Regional Vale do Aço.
O Lojista Destaque foi José Dermo de Pinho, da Casa Avenida e o Destaque na Comunidade, padre Efraim Solano Rocha. Os três serão agraciados com diplomas no mês de outubro, quando ocorre também a entrega do Prêmio Notorius, das marcas mais lembradas no comércio de Ipatinga.
Minha primeira palavra é no sentido de agradecer à comunidade empresarial por essa definição”. Assim começou a entrevista com o Empresário do Ano, Luciano Araújo. Ele disse que recebeu a notícia com surpresa e que teve a sensação de fazer a coisa certa como empreendedor e administrador. Todo reconhecimento é importante, mas a dimensão é maior ainda quando se é reconhecido por entidades como a Aciapi e a CDL”, enfatizou.
Sobre sua constante participação em eventos deliberativos para o desenvolvimento regional, o empresário afirma que não dá para pensar em crescer sozinho. Mais importante do que ganhar dinheiro é a informação e o relacionamento. O empresário não pode ficar só dentro de sua empresa, cuidando dos negócios. É preciso acompanhar o desenvolvimento regional. Minha preocupação é que a empresa possa crescer, mas que isso ocorra em uma região próspera. Você não consegue ter uma empresa de sucesso em um lugar de fracasso”, detalha.
Histórico
Luciano Araújo tem 50 anos. Natural de Guanhães, chegou a Ipatinga em 1980 para trabalhar no extinto Banco Nacional, onde ficou até 1987. Saiu do Vale do Aço para trabalhar fora, mas voltou em 1995 quando comprou a Provest, fábrica de uniformes industriais. Naquele ano, lembra Luciano, a empresa produzia 3.500 peças de roupas por mês e tinha 34 funcionários. Hoje, a empresa produz 5 mil peças de roupas por dia e gera 300 empregos diretos e 500 indiretos.
A produção é destinada a empresas em 18 estados brasileiros e exporta para o Paraguai, Moçambique e Guiné. Além da fábrica em Ipatinga, a Provest mantém lojas em cidades industriais como Ipatinga, Belo Oriente, Timóteo e Cubatão. O balanço coloca a Provest como a maior indústria do setor em Minas Gerais e a segunda maior do Brasil, enfatiza Luciano Araújo.
Entre os títulos que o Empresário do Ano faz questão de destacar estão o de Cidadão Honorário de Ipatinga, conquistado em 2010, o Mérito Legislativo de 2006 e o recém-conquistado Qualitas Awards, como a sétima melhor fornecedora da Fiat na América Latina.
Economia
Sobreviver no segmento industrial em um país suscetível aos humores de um mercado altamente competitivo, principalmente com os produtos chineses, é um desafio que segundo o Empresário do Ano de Ipatinga não é fácil. A crise é importante porque obriga a nos reinventarmos sempre. Hora nenhuma pensamos: crescemos e agora podemos parar. Sempre buscamos inovações e tecnologias. Nosso planejamento estratégico é revisto de cinco em cinco anos e temos sempre como foco a produtividade”, conta.
A empresa, que sempre funcionou na entrada da avenida Livramento, no bairro Veneza, mudou-se recentemente para uma sede ampla no Distrito Industrial de Ipatinga. Neste ponto, Luciano Araújo conta que lutou contra a maré. Outras cidades nos ofereceram áreas gratuitamente, em função do volume de emprego que a Provest gera e da atividade não poluente. Mas tomamos a iniciativa de investirmos para permanecermos em Ipatinga, pelo amor que temos com a cidade e por acreditarmos no seu potencial de crescimento”, explicou.
Ainda em relação à competitividade, Luciano Araújo explicou que um esforço contínuo é competir com produtos importados, principalmente da China. A solução veio com a criatividade. Segundo o empresário, a Provest decidiu que não iria apenas fabricar e vender uniformes. Nós prestamos serviços de uniformização. Agregamos todo um serviço ao nosso negócio. Temos as lojas, estoques para atendimento just in time, com uniformes personalizados por áreas corporativas. Portanto, agregamos qualidade e serviços para nos diferenciarmos”, concluiu.
Novo ciclo de desenvolvimento
Desde 2006 Luciano Araújo é o presidente da Regional Vale do Aço da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Ao falar da sua escolha como Empresário do Ano, o dirigente disse que espera um novo ciclo de desenvolvimento para o Vale do Aço. E disse isso ao lembrar que justamente ontem ocorreram duas audiências públicas, uma do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), para tratar do anúncio das obras da MG-760, que interliga a região à Zona da Mata Mineira e outra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sobre a duplicação da BR-381.
O empresário avalia que os dois investimentos são absolutamente necessários para o crescimento regional. Para Luciano Araújo, a região avançou em alguns pontos chaves para o desenvolvimento, como a qualificação profissional proporcionada por faculdades renomadas e cursos técnicos oferecidos por escolas como o Senai, em Ipatinga, Coronel Fabriciano e, brevemente, em Timóteo. Ele lembrou que o Vale do Aço recebeu o gasoduto, que forneceu uma alternativa energética importante para a indústria.
Gargalo
Apesar dessas soluções, o desenvolvimento permaneceu estagnado, na opinião de Luciano Araújo porque o principal gargalo, o do transporte rodoviário não foi resolvido porque a região está ilhada do resto do estado e do país.
Então, a solução para a MG-760 e para a BR-381 será fundamental para um novo ciclo de desenvolvimento regional, atraindo novas empresas. Muitos investimentos deixaram de ser feitos porque a logística desfavorável gera perda de competitividade da produção. O frete para trazer matéria prima é mais caro e há dificuldade para escoar a produção. Essa solução, confiamos que ela venha, é resultado de um esforço muito antigo de lideranças empresariais da região”, explicou.
Conheça o Lojista Destaque 2012:
José Dermo de Pinho é o Lojista 2012 - 28/06/2012
DIÁRIO DO AÇO NAS REDES SOCIAIS:
Curta o Diário do Aço no Facebook
ACOMPANHE O TWITTER
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]