
13 de junho, de 2012 | 00:00
Terreno baldio incomoda vizinhos
Lote no Imbaúbas com construção inacabada vira foco de dengue e lixo
IPATINGA Um terreno com uma construção inacabada e tomado por mato é motivo da insatisfação dos moradores da avenida Paladium, na altura do número 248, bairro Imbaúbas. O desleixo favorece o esconderijo de animais peçonhentos, além dos focos de dengue e o despejo de lixo. Para complicar o quadro, à noite os cômodos da construção desativada são ocupados por usuários de drogas, segundo apontam os moradores da imediações. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) emitiu multa para o proprietário do local, por descumprimento de lei.
Dengue
A esposa do representante comercial Flávio Augusto Barroso foi diagnosticada com dengue, no mês passado. Ela está bem, mas ficou uma semana perrengue, à época. E ela não foi a única que passou por isto. Várias pessoas no entorno da vizinhança já tiveram dengue. O mosquito não pode vir de outro local senão do terreno ao lado do prédio”, denuncia.
Flávio mora no prédio de n° 248 há um ano. Desde que se mudou para o edifício ao lado, o problema foi constatado. Os vizinhos procuraram pelo proprietário, porém, sem êxito. E, desde então, no meu apartamento, nós dormimos com três aparelhinhos contra pernilongos ligados à noite, além do ventilador, devido a grande quantidade de pernilongos”, lembra, atribuindo essa situação também ao matagal no lote vizinho.
O síndico do prédio também reforça as reclamações. Francisco Barros se sente inseguro com a presença das pessoas que ocupam a construção abandonada, geralmente durante a madrugada. Não posso afirmar que são usuários de drogas, mas o que mais poderiam estar fazendo tarde da noite nos cômodos cercados por mato?”, indaga o morador.
O lixo também é um grande problema. Carros descarregam grandes quantidades de papelão e plástico no local. Ocasionalmente, um carro passa e despeja todo o lixo ali. Depois de um tempo, alguém vem e recolhe. Mas o negócio recomeça”, lamenta Flávio Augusto. O morador já registrou reclamação na ouvidoria do município e aguarda providências.
Autuação
Em nota, a Prefeitura de Ipatinga informou, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesuma), que o proprietário do terreno localizado na avenida Paladium, 320, no bairro Imbaúbas, foi autuado no fim do mês de maio. Como ele não recorreu do auto de infração, foi multado de acordo com o artigo 42 da Lei 375 de 1972, por não manter livre de vegetação rasteira e limpos os terrenos não edificados situados em área de concentração habitacional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]