
29 de maio, de 2012 | 00:00
Azul e Trip assinam acordo de associação
Com o acordo, foi criada uma nova holding controladora, a Azul Trip S.A
SÃO PAULO Foi anunciada nesta segunda-feira (28) a assinatura de um acordo de investimento, visando combinar as empresas Azul Linhas Aéreas e Trip Linhas Aéreas. A fusão foi comunicada pelo presidente do Conselho da Azul, David Neeleman, juntamente com Renan Chieppe e José Mário Caprioli, respectivamente presidente do Conselho e presidente-executivo da Trip. Com o acordo, foi criada uma nova holding controladora, a Azul Trip S.A.
As empresas continuarão a operar, normalmente, suas frotas de forma independente, até a aprovação da transação pelas autoridades que regulam o mercado e o setor aéreo no Brasil. Se aprovada, a associação confere musculatura para a terceira empresa da aviação brasileira se consolidar no mercado brasileiro. A nova empresa demonstra números expressivos: juntas, atendem 15% do mercado doméstico; somam uma frota de 112 aeronaves 62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR; operam mais de 837 voos diários nada menos do que 29% de todas as decolagens realizadas a cada dia no Brasil e 316 rotas, totalizando 96 cidades brasileiras servidas. O grupo de colaboradores chega a 8.700 pessoas. Já ao fim deste ano, a frota combinada deverá passar o número de 120 aeronaves.
Regional
Ambas as companhias atendem o Vale do Aço, interligando a região com os principais centros do País, em especial com Belo Horizonte. Recentemente a chegada da Azul ao Vale do Aço foi recebida com festa, pois acreditava-se que a concorrência iria reduzir consideravelmente as tarifas, até então exploradas únicamente pela Trip. Agora, a expectativa é se as empresas, unificadas, manterão uma política tarifária mais acessível.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]