25 de maio, de 2012 | 00:06

95FM e Vanguarda AM na liderança

Pesquisa de audiência mostra emissoras mais ouvidas

Wôlmer Ezequiel


radio arte

IPATINGA – Uma pesquisa de audiência de rádio, encomendada à Praxis Pesquisa e Mercado e pelo DIÁRIO DO AÇO, realizada entre os dias 4 e 6 de maio de 2012, mostra que a emissora em FM campeã é a rádio 95. Ela é líder absoluta de audiência geral das rádios FM e AM juntas.
Já a rádio AM campeã de audiência é a Vanguarda 1.170, com 16% da audiência geral. O levantamento foi feito junto à população com mais de 16 anos. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados.
 
A pesquisa da Praxis, em Ipatinga, mostra que o primeiro lugar na audiência geral ficou com a 95FM, com 22,1%. Em segundo lugar deu empate entre as rádios Grande Vale FM e Jovem Pan FM, ambas com 16,4% da audiência. O terceiro lugar ficou com a rádio Vanguarda AM, com 16,0% da audiência, o quarto lugar é da Renascer FM, com 10,4%, o quinto lugar é da 94 FM, com 7,2%, o sexto lugar ficou com a Nativa FM com o índice de 4,7% da audiência, em sétimo a Itatiaia AM (3,2%) e, em oitavo, a Educadora AM (2,7%). Já 0,5% dos pesquisados disseram que ouvem outras emissoras, sem especificar quais, 0,2% a novata Globo AM e 0,2% disseram que ouvem a Tropical FM.
Qualificação
A rádio Vanguarda AM aparece com destaque na pesquisa. Entre as rádios AM do Vale do Aço, é a que detém a maior fatia de audiência, acima até mesmo de várias rádios FM. Lidera com grande vantagem a audiência do público da faixa AM, cujo extrato da pesquisa mostra que é bastante específico. O público com idade entre 25 e 34 anos representa 7% dos ouvintes. Já na faixa dos 35 aos 44 anos concentra 19,8% do público. Dos 45 aos 59 anos a emissora da rua Itajubá detém 42,2% do público e, acima dos 60 anos, atinge 31%.
A pesquisa Praxis procurou saber também a ocupação dos ouvintes da Vanguarda. A pesquisa mostra que os aposentados somam 16,3% da audiência, os trabalhadores da indústria, afazeres domésticos e indústria 15% cada, funcionários públicos 2% e autônomos 7,2%. Os estudantes são 15,3% dos ouvintes e desempregados 8,2%.
 
Maioria do público da Rádio 95FM é da população economicamente ativa
 
A pesquisa, estratificada por gênero mostra que a rádio mais ouvida, a 95FM, tem como maioria de ouvintes as mulheres, que representam 53% da audiência.
 
Em relação à faixa etária, as pessoas com idade entre 25 e 34 representam a maior fatia, com 29,6%, as pessoas com idade entre 45 e 59 anos representam a segunda maior faixa de audiência, com 26,5%, já o público com idade entre 35 e 44 anos soma 21,5% e o público jovem, com idade entre 16 e 24 anos, corresponde a 13,2% do total de ouvintes. Esse dado é importante por mostrar que entre os ouvintes da 95FM, mais de 50% deles estão na idade economicamente ativa.
 
Já a segunda emissora mais ouvida, a Grande Vale FM, a maioria dos ouvintes é masculina, embora por apenas um ponto percentual, 51%. Em relação à faixa de idade, a emissora da rua Varginha consegue ser quase homogênea, com média de 22% do público distribuído nas faixas etárias entre 16 e 54 anos.
 
Por fim, a terceira colocada, Jovem Pan, tem entre seu público 61% de ouvintes homens e 39% de mulheres. Os ouvintes com idade de 16 a 24 anos lidera o público da emissora da rua Diamantina, com 39,8%. As pessoas com 25 a 34 anos representam 38,4% do seu público.
 
Quantos são os ouvintes de rádio?
 
Outro aspecto priorizado na pesquisa Praxis/DIÁRIO DO AÇO foi o de saber quem são os ouvintes de rádio em Ipatinga. Para isso, a Praxis utilizou como referência a informação da população do município acima de 16 anos (Censo IBGE 2010), que é de 182 mil pessoas. Deste total, a estimativa é que 134.680 pessoas ouvem rádio. Deste público, 78% (105.050 pessoas) ouvem rádio FM e 22% (29.630 pessoas) ouvem rádio AM.
 
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