23 de maio, de 2012 | 00:00

“Inverno será mais rigoroso”

Especialista explica alterações do clima, com quedas bruscas na temperatura e chuvas atípicas

Wôlmer Ezequiel


tempo fechado

DA REDAÇÃO – O inverno começa no dia 20 de junho, mas o clima do Vale do Aço já apresenta quedas de temperatura. Além disso, chuvas fortes marcam uma realidade atípica neste mês de maio. A situação não tem, inicialmente, previsão de término, representando um alerta para um inverno que tende a ser rigoroso e úmido, com temperaturas mais baixas quando comparado ao ano passado.
De acordo com o coordenador do Climatempo Minas e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Ruibran do Reis, o fator responsável pela instabilidade climática é o La Niña, fenômeno oceânico-atmosférico que se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.
O La Niña é conhecido por causar chuvas concentradas e intensas. Dentre os muitos impactos do fenômeno estão as enchentes no Norte do país, seca no Nordeste e as passagens de frentes frias pelo Sul que se estendem ao Sudeste. Segundo Ruibran, o último La Niña aconteceu há dois anos.
O meteorologista explica que o fenômeno já terminou, mas o clima frio e úmido é um impacto de sua atuação. “Sempre que acaba o fenômeno, há influências com temperaturas mais baixas”, observa. As muitas frentes frias sobre o estado deverão ser responsáveis por um fim de outono e inverno mais severos. O clima muito quente, natural da região, não deve ser uma realidade nesta temporada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário