13 de maio, de 2012 | 00:00

Direção do Parque Rio Doce trabalha a prevenção para evitar incêndios

Elvira Nascimento


reunião parque rio doce

TIMÓTEO -   A direção do Parque Estadual do Rio Doce iniciou discussão de um Projeto de Centro Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais. Na sexta feira (11), o Centro de Educação Ambiental – Oikós, em Timóteo, sediou uma reunião, com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, IEF, IMA, Fundação Aperam Acesita, Cenibra, Associação Amigos do Parque (Aaperd) e Prefeitura de Timóteo.
A principal preocupação da direção da unidade de conservação é com a regional Leste de Timóteo, onde estão situados os bairros Recanto Verde, Alphaville e Macuco. Com densa ocupação populacional, a regional deixa vulnerável a unidade, pela proximidade com as divisas. “A gente acredita que uma aproximação física dos nossos parceiros que já compõem o plano de combate a incêndios, nessa área mais vulnerável do parque, possa ter resultados mais positivos na prevenção”, afirmou o gerente do parque estadual do Rio Doce, Vinícius Moreira.
Torre
Na regional Leste, já existe uma torre de vigilância da mata do Perd, que não é utilizada e serve apenas de depósito. “É uma benfeitoria que esta subutilizada e que, agora, a gente vai agregar e consolidar neste centro integrado, com o apoio dos parceiros”, destacou Vinicius Moreira. A torre de vigilância pode propiciar um combate imediato e resposta rápida ao aparecimento do foco, ainda na sua forma mais embrionária.
Segundo o gerente do Parque Rio Doce, a ocorrência de um incêndio, como o ocorrido em 2011, movimenta uma logística enorme de mais de duzentas pessoas, veículos e até mesmo aeronaves. Daí a importância da prevenção. Além da utilização do posto de vigilância, a ideia é a realização de atividades de educação e sensibilização.
Discussão
Durante a apresentação do Centro Integrado, foi percebida a necessidade de ampliação das discussões já que, tomando como base o último ano, os focos de incêndio foram registrados em vários lugares ao mesmo tempo, dividindo equipes que ainda foram prejudicadas pela distância.
Como resultado do encontro, ficou marcada, para o dia 21 de maio, no próprio Oikós, a realização de um workshop para atualização do plano de prevenção a incêndios e, a partir dele, consolidar as demais ações e elaborar as diretrizes e atribuições de cada ator para realmente promover esse plano de guerra contra os incêndios no município.
 
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, aprovou as discussões agora sobre o plano de prevenção, para não correr o risco de ficar apagando incêndios, literalmente. “Toda ação que venha trazer benefício para essa prevenção é bem-vinda e o centro integrado pode ser inserido num plano que é feito aqui em Timóteo sobre incêndios florestais”, destacou Venilson.
 
Segundo ele, no ano passado, cerca de 400 hectares de áreas da empresa foram queimados, numa derrota total para a população, já que essa ocorrência provocou muita poluição, agravando os problemas de saúde das pessoas. “O fogo não respeita limite, na verdade ele passa pelo limite, então se cada um não fizer a sua parte, seja o aceiro que é a forma mais simples de prevenção, ele não vai ficar contido só na área da empresa. Ele vai passar para a área do município, para a área do parque e para um particular”, alertou Venilson Vitorino, chamando a atenção de todos para que assumam suas responsabilidades.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário