05 de maio, de 2012 | 00:00
Governo anuncia construção de UPA 24h em Ipatinga
Com investimentos de R$ 2,3 milhões, a unidade vai atender até 450 pacientes por dia
IPATINGA O governo Anastasia, por meio dos secretários de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, e de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ipatinga, um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões.
As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais que compõem a rede organizada de Atenção às Urgências.
Para o secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, trata-se de um investimento essencial para a saúde no Vale do Aço, que irá complementar e aliviar o sistema de urgências, hoje muito concentrado em locais como o Hospital Márcio Cunha”, explicou.
Para ele, é um passo importante para a melhoria dos serviços de saúde prestados no município. Segundo Silveira, a efetivação da proposta será possível graças à parceria do governo federal e da Prefeitura de Ipatinga.
O secretário de Saúde, Antônio Jorge, por sua vez, afirmou que é um trabalho conjunto. Os investimentos incluem a construção da unidade e a compra de equipamentos. A UPA será construída em terreno doado pela Prefeitura de Ipatinga e beneficiará cerca de 240 mil habitantes da região, podendo atender até 450 pacientes por dia. Para isso, ela vai contar com uma equipe de profissionais de, no mínimo, seis médicos por plantão, além de enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e radiologia, entre outros profissionais.
Missão
Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde, Rasível dos Reis, a principal missão da UPA é atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da unidade, durante 24 horas, sete dias da semana, em caráter de urgência, com atendimento nas especialidades de clínica médica.
A estrutura física da unidade segue o padrão estipulado pela Secretaria de Saúde, apresentando como diferencial a tecnologia de gestão da clínica, padrões de sustentabilidade e a agilidade na construção. Ela contará com setores de pronto atendimento, atendimento de urgências, apoio diagnóstico e terapêutico, sala de observação, etc.
"Essa unidade será um ganho imensurável para a saúde do município, portanto, não mediremos esforços para que aconteça o mais breve possível", finalizou o secretário de saúde de Ipatinga, Arlen Ferreira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















