27 de abril, de 2012 | 00:10
CDL made in USA
Brasileiro que morou em Ipatinga ajudou a fundar primeira Câmara de Dirigentes Lojistas fora do país
A centenária e pacata Lowell, cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, tem muito a ver com o Brasil, mas poucos devem saber disso. Além dos brasileiros que residem nesta agradável localidade repleta de belezas tipicamente norte-americanas, Lowell é a primeira cidade fora do Brasil a possuir outro motivo especial que levou o DIÁRIO DO AÇO até lá. É que o pernambucano João Arruda Melo, um dos fundadores da CDL nos Estados Unidos e que já foi presidente da CDL e da Federação das CDL´s de Pernambuco, já residiu em Ipatinga, estudou, trabalhou e aqui deixou muitos amigos como Walter Salles e Alcebíades Barbosa, mencionados por ele. Assim como o saudoso prefeito Jamill Selim de Salles.
João Arruda contou que uma de suas lojas, a Brasil Popular, reunia vários comerciantes brasileiros. Daí, surgiu a ideia de fundar uma associação comercial com o grupo, o que foi desaguou na criação da CDL Estados Unidos, em dezembro de 2006. A fundação ocorreu em uma pizzaria. Com livre adesão, hoje são mais de 260 associados de diversas cidades de Massachusetts.
Por isso, tivemos a necessidade de constituir diretorias regionais e reuniões itinerantes”, destaca João Arruda. A entidade não conta com sede própria e, a cada mês, se reúne numa cidade diferente, sempre num restaurante de brasileiros. O almoço é cotizado entre os participantes, com direito a 50% de desconto.
Além da integração entre comerciantes brasileiros, com palestras, informações, cursos e outras iniciativas de interesse comercial, as reuniões da CDL norte-americana servem para levar prestação de serviços à comunidade brasileira. Seja na área jurídica, de imigração e outros a entidade atende a qualquer brasileiro que nos procure, independentemente de ser ou não associado à nossa CDL”, pontua João Arruda.
Segundo ele, a CDL tem uma parceria com o Consulado do Brasil, em Boston, para dar assistência aos brasileiros que necessitam e não podem ir até ao consulado.
A meta da CDL em Boston, antecipa o fundador da CDL norte-americana, é aproveitar o momento em que os brasileiros estão indo fazer compras e turismo nos Estados Unidos em maior número para atraí-los a Massachusetts, onde o imposto é inferior ao cobrado em Miami e New York. Aqui também temos uma zona franca que fabrica móveis e os hotéis possuem diárias mais baratas”, garante.
Missão
Este desejo parece que não irá demorar se concretizar. Após um encontro com membros de CDL´s do Brasil, que participaram da 101ª Feira Mundial do Varejo, realizada anualmente em New York, a primeira delegação brasileira organizada pela Confederação das CDL´s do Brasil deve desembarcar em Boston, em julho.
Os detalhes desta missão estão sendo tratados pela CDL dos Estados Unidos e Consulado do Brasil em Boston. Esta experiência será benéfica para nós brasileiros, que precisamos vender e nos reerguer junto à economia norte-americana, assim como para nossos amigos que se sentirão em casa, para gastar e passear com maior prazer e segurança,” finalizou João Arruda.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]