29 de fevereiro, de 2012 | 00:00
Região sem chuva há mais de 40 dias
A situação climática se repete em outras regiões mineiras
IPATINGA - O Vale do Aço vive um dos veranicos mais longos dos últimos dez anos. Desde o fim da primeira quinzena de janeiro não chove de forma considerável neste verão. Fora algumas pancadas esparsas de chuva, a região enfrenta uma seca atípica nesta estação.
Trata-se de um período recorde sem precipitação para esta época do ano. A situação climática se repete em outras regiões mineiras. O meteorologista Ruibran do Reis, coordenador do Minas Tempo, explica que é comum a ocorrência do veranico, fenômeno caracterizado pela estiagem durante o verão, mas é incomum a ocorrência tão prolongada do fenômeno climático.
Entretanto, Ruibran dos Reis observa que a duração prolongada da seca de verão, registrada neste ano, repete um quadro semelhante ao do ano passado com um período longo de estiagem no verão 2011, com temperaturas que atingiram até 38 graus centígrados.
Para o meteorologista, uma das explicações é o aquecimento global. A seca do veranico, explica o Ruibran, é provocada pela atuação de uma massa de ar quente situada sobre o Oceano Atlântico, entre a América do Sul e a África.
"Trata-se de uma grande massa de ar, em atuação há vários dias. Ela causa o bloqueio das frentes frias que se encontram com nuvens carregadas de vapor, vindas da Amazônia e Centro Oeste do país. Com isso a chuva não ocorre em Minas Gerais. No máximo, conseguem chegar até a região Norte de São Paulo", explica o meteorologista.
Chuva
Apesar da situação, os mineiros não deverão ficar livres da chuva ainda neste semestre. O meteorologista afirma que há possibilidade de chover a partir da primeira quinzena de março. "Pode ocorrer se a massa de ar quente perder força e as frentes frias conseguirem avançar sobre o território mineiro. Isso será possível, sim, em março", conclui Ruibran dos Reis.
O QUE JÁ FOI PUBLICADO:
Verão com temperaturas elevadas - 22/12/2011
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]