
18 de fevereiro, de 2012 | 00:00
Destino certo para lixo tecnológico
Iniciativa é parte do projeto Descarte Consciente, desenvolvido para destinar corretamente o lixo tecnológico
IPATINGA - Com o objetivo de conscientizar sobre a destinação de diversos tipos de materiais eletrônicos, as Secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) mantêm parceria com a Enov Tecnologia e Serviços. A iniciativa faz parte do projeto Descarte Consciente, desenvolvido para destinar corretamente o lixo tecnológico.
O descarte inadequado desses produtos pode ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Como forma de evitar estes danos, os objetos podem ser reciclados e transformados em novas peças ou em energia. E são os procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final de lixo tecnológico os fatores essenciais para o destino certo para esses materiais. Pilhas, baterias de celular e laptops usados devem ser entregues nos pontos onde há coleta e serão encaminhadas para reciclagem. A orientação é que a população não doe ou comercialize o material em ferros-velhos, pois certamente não terá o destino adequado como necessitam.
O diretor do departamento de Meio Ambiente (Demam), José de Arimatéia Lopes, o Tim, explica que o descarte inadequado do lixo eletrônico pode representar um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública pela contaminação de solos e lençóis freáticos. Mercúrio, níquel, chumbo e cádmio são alguns dos metais presentes nestes produtos. É preciso evitar que esse material vá parar em lixões ou se perca no meio ambiente. Por isso, firmamos essa parceria para destinar corretamente o material”, alega.
A gerente administrativa da Enov, Graziela Sousa Garcia Costa, esclarece que os pontos de coleta estão distribuídos em locais de grande circulação de pessoas. Unidades de saúde, lojas, escolas, associações, na Prefeitura de Ipatinga e no Viveiro Municipal, entre outros lugares. Os coletores estão dispostos em diversas regiões”, afirma. Contatos pelo telefone (31) 3823-9450.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tarciso
08 de novembro, 2022 | 12:22Tenho tentado descartar várias pilhas e baterias usadas na cidade de Ipatinga mas não consegui até o momento. Onde posso fazer isso de forma consciente e segura?”
Guibson Oliveira
09 de fevereiro, 2018 | 10:29Eu trabalho com concerto de celulares, meu foco é mais telas de celulares, mas tambem tenho sucatas de aparelho, mas não tenho onde descartar... moro em Setubinha MG”