DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

17 de janeiro, de 2012 | 13:01

Argentino é o novo presidente da Usiminas

Conselho de administração nomeia executivo que substituirá Brumer e define novo acordo de acionistas

Omar Valdez / El Norte - Monterrey


Julián Eguren

DA REDAÇÃO - O executivo argentino Julián Eguren é o novo diretor-presidente da Usiminas, em substituição a Wilson Nélio Brumer, que estava no comando da empresa desde 2010. A decisão, divulgada pelas agencias de notícias nesta terça-feira, foi tomada pelo conselho de administração da Usiminas, em reunião na segunda-feira, 16, quando foi indicado o nome do novo presidente da Usiminas.
O conselho também aprovou novo acordo de acionistas depois que o grupo ítalo-argentino Techint anunciou em novembro a compra de participação de 27,7% no capital votante da maior produtora de aços planos do Brasil, em uma operação de 4,1 bilhões de reais, segundo informa a agência Reuters.
A Assessoria de Comunicação da Usiminas confirma que Eguren já é o novo presidente da companhia.  Julián Eguren, de 48 anos, presidia, até entçao, a unidade mexicana da Ternium.
A escolha de nova gestão para a companhia ocorre em um momento no qual o mercado avalia com cautela a mudança no grupo de controle da siderúrgica, que tenta melhorar seu nível de competitividade em meio ao excesso de capacidade produtiva mundial de aço e grandes importações do material no Brasil.
A indicação do executivo também marca uma reviravolta para o segundo maior grupo de produtos de aço da América Latina, que marca sua entrada no principal mercado siderúrgico da região depois que a Usiminas vendeu no início do ano passado a participação de cerca de 14 por cento que detinha na Ternium.
Wôlmer Ezequiel


BRUMER

Grupo de controle
Com a conclusão da compra das participações antes detidas por Camargo Corrêa e Votorantim, o grupo de controle da Usiminas passa a ser formado pelo grupo Techint (com Confab, Ternium, Siderar e Prosid); pela Nippon Steel, com 27,82% do capital votante; e Caixa dos Empregados, com 6,75 %.
Além de Eguren, o conselho indicou Daniel Agustin Novegil, presidente do grupo Ternium, como conselheiro, juntamente com Roberto Caiuby Vidigal, presidente do conselho da Confab, e Alcides José Morgante.
Com informações de Alberto Alerigi Jr e Guillermo Parra-Bernal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário