
12 de janeiro, de 2012 | 00:00
Fim de um antigo pesadelo
Antiga estação de esgoto é desativada no Alphaville; área receberá campo de futebol
TIMÓTEO Moradores do bairro Aphaville e região finalmente estão livres do mau cheiro provocado pelo incômodo Pinicão”. A antiga estação de tratamento de esgoto foi drenada e os resíduos transferidos para o pátio da Copasa, em Ipatinga. A área onde estava instalado o pinicão será aterrada e pode ser transformada em um espaço de lazer.
Conforme noticiado pelo DIÁRIO DO AÇO, o projeto para a retirada da antiga estação de tratamento de esgoto estava previsto para ser executada nos primeiros meses deste ano. A iniciativa era um anseio antigo da comunidade e integra um acordo da administração municipal com a Copasa. Essa é uma das ações prioritárias para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, prevista para ocorrer ainda este ano.
Segundo o secretário de Obras, Hélio Vieira, a drenagem dos resíduos já foi finalizada pela Copasa, com a transferência de todos os dejetos para a unidade de Ipatinga. O esgoto do bairro está integrado ao sistema de coleta da concessionária, porém ainda não recebe tratamento, devido à ausência de uma ETE no município. A próxima etapa será o aterro da área, assim que terminar o período chuvoso”, garante o secretário.
O projeto de reaproveitamento do local ainda será formulado, mas Hélio Vieira adiantou que a administração deve optar mesmo pela construção de um campo de futebol. A reabilitação da área começa pelo aterro e, futuramente, vamos estudar a proposta de construir um campo de futebol para a comunidade”, confirmou. O governo municipal estuda a possibilidade de firmar um acordo entre empresas da região para financiar o projeto.
História
Instalada entre os bairros Limoeiro e Alphaville, a estação de tratamento de esgoto foi construída pela antiga Acesita no início da década de 1990, dimensionada para atender aos moradores do bairro Alphaville. A siderúrgica transferiu a responsabilidade das instalações para o município há mais de 10 anos. Por uma série de fatores inclusive operacionais - a ETE virou um depósito de esgoto a céu aberto e um sério problema para os moradores. Por causa do forte odor, a estação ganhou o apelido de pinicão” e era motivo de inúmeras reclamações dos moradores, principalmente em dias de forte calor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]