01 de janeiro, de 2012 | 00:00
Estacionamento para idosos e deficientes
Vagas especiais serão disponibilizadas a partir da próxima semana
IPATINGA A partir da próxima terça-feira (3) pessoas com mais de 60 anos poderão solicitar, de forma gratuita, o Cartão Idoso. O documento irá autorizar o estacionamento em vagas reservadas no município. O cartão é uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos ou que os transportem nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.O estacionamento reservado é um direito que deve ser observado para permitir que os cidadãos tenham seus direitos constitucionais de ir e vir compatíveis com sua condição física.
Ao estacionar o carro na vaga especial, o motorista deverá deixar o cartão sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima. O cartão também poderá ser utilizado em estabelecimentos particulares, como centros comerciais, que reservem vaga para pessoas idosas.
O diretor do departamento de Trânsito de Ipatinga (Detra), Flávio Anício, esclarece que as adequações já estão sendo realizadas para atender aos 5% das vagas exigidas para idosos e aos 2% exclusivas para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção nos estacionamentos no município, conforme determina o art. 41 da Lei Federal 10.741/03 e a Resolução 303 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito.
Direito
As pessoas interessadas com mais de 60 anos poderão requerer o benefício no departamento de Trânsito (Detra), rua Graciliano Ramos, 719, bairro Cidade Nobre. O solicitante deverá levar uma cópia simples do CPF, do RG e de um comprovante de residência na cidade de Ipatinga. Neste caso, se a documentação apresentada estiver correta, o cartão será emitido na hora. O telefone para contato é o (31) 3829-8529.
Já os portadores de deficiência ou que possuem alguma dificuldade de locomoção devem procurar a Associação dos Portadores de Deficiência Física de Ipatinga (Adefi), entidade responsável pela confecção do cartão, que neste caso exige laudo médico. O formulário de requisição poderá ser preenchido na rua Turmalina, 215, bairro Iguaçu. O telefone para contato é o (31) 3821-4358.
Representante legal
O cartão também poderá ser solicitado por representante legal, devidamente comprovado. Nesse caso, além dos documentos do idoso ou deficiente, já relacionados, o representante deverá apresentar cópia simples do seu RG e da representação legal. O documento é válido em todo o território nacional por dois anos. Para ter a credencial, o idoso ou deficiente não precisa ser necessariamente o motorista, ele pode ser o passageiro", explicou Flávio Anício.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Mozart Garcia
10 de novembro, 2020 | 13:39As informações são esclarecedoras, mas de que adianta, se não conseguimos o contato com o telefone(3829-8529) fornecido? Não atendem!
Tem alguma complementação que gostaria de fazer?
Mais um detalhe: faltou o caso de renovação.
Como proceder? Basta levar o antigo ou precisamos de uma coleção dos docs exigidos?
Por favor. Pode responder?
Tem outro telefone do Detra?
Mozart”