01 de janeiro, de 2012 | 00:00
Mais Educação” contempla Vale do Aço
RMVA tem 15 instituições pré-selecionadas para sediar ensino em tempo integral
IPATINGA Os três principais municípios do Vale do Aço deverão ter mais 15 escolas no Programa Mais Educação” em 2012. O Ministério da Educação pré-selecionou 14,2 mil novas escolas públicas urbanas como prioritárias para a oferta de educação integral no próximo ano. Para receber recursos do governo federal, prefeitos e escolas precisam aderir ao programa até 15 de fevereiro.Para 2012 mais 15 instituições foram pré-selecionadas, distribuídas nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.
Em Ipatinga 15 escolas municipais já fazem parte do programa. De acordo com a prefeitura, 1.900 alunos são beneficiados, distribuídos em escolas dos bairros Limoeiro, Parque das Águas, Vila Celeste, Veneza, Nova Esperança, Bom Jardim, Iguaçu, Furquilha, Bethânia, Canaã, Caçula e Esperança. No município, crianças e adolescentes aprendem matemática e português, praticam esportes e participam de atividades recreativas, permanecendo na escola por oito horas, ao invés das quatro convencionais.
Dados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) indicam benefícios da iniciativa. Em Minas, 61% dos alunos incluídos na Escola em Tempo Integral estavam no nível considerado recomendável pelo exame, em 2009. No ano seguinte, os mesmos alunos foram monitorados e o índice passou a 79,1%. Uma das conclusões da pesquisa é que, enquanto a média do Estado cresceu cerca de 8,4%, os alunos com acesso à educação integral cresceram 29,7%.
O programa Mais Educação” atenderá no próximo ano aproximadamente 4,5 milhões de estudantes e estará presente em cerca de 3,5 mil municípios, consideradas as 14,9 mil escolas públicas urbanas de ensino fundamental que hoje estão no programa e as novas adesões, o MEC espera contar com pelo menos dez mil novos estabelecimentos de ensino.
Expansão
Essa expansão também compreende unidades escolares dos territórios do programa Brasil sem Miséria. Nesses territórios, a população carente participa de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Básica, Leandro Fialho, explica que nos territórios do Brasil sem Miséria estudam mais de 50% dos alunos beneficiários do programa Bolsa-Família, especialmente nas regiões Nordeste e Norte. Esse público, segundo Fialho, é prioritário nos programas do governo federal e passará a ser atendido também por programas de educação integral. As escolas dos territórios foram definidas pelo MEC e pelo MDS.
A ampliação da educação integral atende a meta número seis de projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020, enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional em dezembro de 2010. O objetivo é oferecer educação em tempo integral em 50% dos estabelecimentos públicos de educação básica urbanos e rurais até 2020.
As unidades de ensino que aderirem ao Mais Educação receberão recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. Os valores são depositados nas contas correntes das escolas, em cota única, para uso na aquisição de materiais, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores. Em média, cada unidade recebe R$ 37 mil para aplicar nos dez meses letivos.
////BOX
Escolas pré-selecionadas
Ipatinga
Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes
Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari Junior
Escola Estadual Manoela Soares Bicalho
Escola Estadual Chico Mendes
Fabriciano
Escola Estadual Professor Pedro Calmon
Escola Estadual Dr. Querubino
Escola Estadual Professora Celina Machado
Escola Estadual Coronel Silvino Pereira
Escola Estadual Padre Deolindo Coelho
Timóteo
Escola Estadual São Sebastião
Escola Municipal Ana Moura
Escola Estadual Professora Hilda De Araújo Osório Zauza
Santana do Paraíso
Escola Municipal Maria Ivone Damasceno
Escola Estadual Antônio Luiz
Escola Municipal José Dias Bicalho Filho
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]