01 de janeiro, de 2012 | 00:00
Feriados prolongados marcam 2012
Ano Novo será marcado por feriados às terças-feiras e sextas-feiras
IPATINGA Já começa com feriado e será marcado por feriados o ano que se inicia hoje. Neste dia primeiro, se caísse em dia útil, seria feriado nacional. É o Dia da Confraternização Universal. Mas o ano que começa neste domingo será marcado por outras duas particularidades.
A primeira é porque se trata de um ano bissexto, com 29 dias em fevereiro. Mas será também um ano com feriados predominantemente em terças e sextas-feiras. Serão ao todo 14 feriados, que vão resultar em fins de semana prolongados. Comerciantes reclamam dos prejuízos. Já os trabalhadores, comemoram as vantagens e o benefício da folga nessas datas.
Quatro feriados cairão em uma sexta-feira: Paixão de Cristo, Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados. Já o Carnaval, Dia do Trabalho e o Natal serão celebrados em uma terça-feira. E outros dois serão comemorados na quinta-feira: Corpus Christi e Proclamação da República. Apenas o aniversário de Ipatinga e as eleições municipais cairão no domingo; Tiradentes, no sábado e o dia de Assunção de Nossa Senhora em uma quarta-feira.
Perdas
Para segmentos do setor produtivo, feriados representam prejuízo. Henrique Lopes, 41 anos, afirma que os feriados são trágicos” para o comércio. O impacto dos dias fechados é muito grande. Temos cerca de 15% a 20% de perda no lucro por feriado”, comentou o gerente administrativo de uma loja de máquinas e ferramentas.
Funcionária de uma loja de noivas, Julia Genelhu Machado revela os impactos das datas. Trabalhamos com prestação de serviços. O que precisa ser entregue num dia, com feriados, temos que correr para entregar o quanto antes e no retorno o trabalho é dobrado”, afirma.
O setor hoteleiro em Ipatinga também registra perdas nos feriados prolongados, uma vez que a demanda da região se restringe ao turismo de negócios. É o que aponta Paulo Renato Ferreira de Campos (33), gerente de hospedagem. Para a hotelaria em Ipatinga, feriados que caem durante a semana são ruins, pois nossos hóspedes, em sua grande maioria, são executivos que vêem a trabalho. A predominância de feriados no meio da semana representam perdas”, avalia.
Quem ganha
Os feriados não são negativos para todos os setores comerciais. Edvaldo Cabral Botelho (48) é proprietário de lanchonete. Segundo ele, os feriados são positivos para o comércio noturno. Muitas pessoas não viajam e procuram uma opção de lazer para não ficar em casa. A procura é grande nesses dias”, afirma Edvaldo.
Viajar ou simplesmente descansar nos feriados para empregados é sempre motivo de comemoração. É sempre muito bom. Curtir a família e poder descansar. Um grande alívio para o stress. Sem falar na possibilidade de poder viajar”, opina a atendente Caroline Ferreira (19).
Jackeline de Almeida, 28 anos, sorri satisfeita ao tomar conhecimento dos feriados deste ano. Gosto de feriados quando caem na sexta-feira. Quando isso acontece, podemos programar uma viagem. Temos mais dias de descanso”, conta a auxiliar de cozinha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















