28 de dezembro, de 2011 | 00:00

REDUÇÃO DO USO DE SÓDIO EM ALIMENTOS

Estratégia de saúde pública visa enfrentar a hipertensão e doenças cardiovasculares

Arquivo DA


Pão francês

BELO HORIZONTE - O Ministério da Saúde assinou a primeira fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos. As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo industrial, até 2014, e aprofundadas até 2016. A redução do consumo de sódio no Brasil é uma estratégia de saúde pública para enfrentar doenças crônicas como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. 
Nesta etapa, serão detalhadas as metas para os alimentos que estão entre os mais consumidos pelo público infanto-juvenil, incluindo sete categorias: batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados).
O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Segundo o médico e Consultor do programa estadual de combate a Hipertensão e Diabetes, da Secretaria de Estado de Saúde, Ailton Cesário, esta redução será benéfica para a população.
“Alguns estudos mostram associação entre consumo excessivo de sal na dieta e o aumento da pressão arterial. Assim, populações que consomem dieta com reduzido conteúdo de sal têm menor prevalência de hipertensão, que é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares”, afirma.
Segundo o estudo sobre a Carga Global de Doenças do Estado de Minas Gerais, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública e a Fundação Oswaldo Cruz, referente ao ano de 2005, mais da metade da carga de mortalidade em Minas Gerais (58%) foi determinada pelo grupo das doenças cardiovasculares.
Dados do DataSUS apontam que, no período de 2006 a 2009, cerca de 20 mil pessoas perderam as suas vidas anualmente em Minas Gerais por doenças hipertensivas, infarto agudo do miocárdio e doenças cerebrovasculares. Para a nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição da SES/MG, Joyce Xavier, livrar-se do consumo exagerado do sal é uma missão árdua.
“A dificuldade ocorre porque o tempero não é encontrado apenas na forma clássica de pó branco, como estamos acostumados. Na verdade, o sal está presente naturalmente em vários alimentos como carnes bovinas e suínas, leite e derivados, batatas e grãos e, também, costuma ficar escondido em muitos outros alimentos industrializados”, afirma a nutricionista.
 
Veja o que estabelece o acordo para as sete categorias de alimentos
 
Divulgação


Categoria de alimentos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário