
14 de dezembro, de 2011 | 00:00
Marliéria prepara-se para expansão urbana
As três áreas que serão desapropriadas estão localizadas no entorno do distrito
MARLIÉRIA A pressão pelo crescimento urbano nos municípios do Vale do Aço atinge também as cidades do entorno da Região Metropolitana do Vale do Aço. O município de Marliéria, com 4.012 habitantes (Censo IBGE 2010) é um desses lugares sobre o qual recai a pressão pela expansão urbana.
No município, o distrito de Cava Grande, próximo à Timóteo, já possui uma população equivalente ao da sede do município, que acaba de completar 58 anos. Para atender essa demanda, o governo municipal publicou recentemente um decreto que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, três áreas de terra na Fazenda Cava Grande. As três áreas estão localizadas no entorno do distrito: a primeira (poligonal 1) mede 81,11 hectares; a segunda (poligonal 2) mede 50,10 hectares; e a terceira (poligonal 3) 81,03 hectares.
Segundo justificativa da administração municipal, no decreto, as áreas destinam-se a implantação de salubridade pública, abertura, melhoramento do solo, com ou sem edificações, construção de prédios públicos e planos de urbanização.
Decidimos publicar esse decreto porque pensamos no município para o futuro. É uma preparação para o crescimento urbano, que precisa ser ordenado e com uma estrutura que atenda ao cidadão que vai trabalhar e viver lá. Defendemos a reserva dessas áreas para a implantação de equipamentos como um Parque Tecnológico e Industrial, escolas, centro de saúde, creche, Parque de Exposições, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água, cemitério entre tantos outros”, concluiu o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]