03 de dezembro, de 2011 | 00:00

“Pinicão” com os dias contados

Antiga estação de tratamento de esgoto de Alphaville será transformada em campo de futebol

Google Earth


pinicao alphaville

TIMÓTEO – O “Pinicão” do bairro Alphaville, como ficou conhecida a estação de tratamento de esgoto construído para o bairro Aphaville, pode ser desativado nos primeiros meses de 2012. Um projeto conjunto envolvendo o município e a Copasa pretende reaproveitar o local para construir uma área de lazer e reconduzir o esgoto despejado atualmente na unidade para o córrego Limoeiro. O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Mendes (PSB) nesta semana.
Instalada entre os bairros Limoeiro e Alphaville a antiga ETE foi construída pela antiga Acesita no início da década de 1990 para atender o bairro Alphaville. A siderúrgica transferiu a responsabilidade das instalações para o município há mais de 10 anos. Mas por uma série de fatores – inclusive operacionais - há muito tempo a ETE virou um depósito de esgoto e virou um problema para os moradores. Por causa dos fortes odores, motiva de inúmeras reclamações dos moradores do entorno, principalmente em dias de forte calor.
De acordo com o prefeito Sérgio Mendes, o modelo da ETE existente no local é considerado ultrapassado o local se tornou apenas uma lagoa receptora de esgoto. Com o anúncio da construção de uma moderna estação de tratamento para todo o município, a desativação do “Pinicão” será realizada como mais uma etapa do projeto da Copasa previsto para o próximo ano. “Quando nós assinamos o projeto da rede de esgoto colocamos algumas condicionantes e essa era uma das demandas atribuídas à Copasa”, declarou.
 
Segundo o prefeito, já existe um cronograma de intervenções previstas para serem feitas na área do “Pinicão”. A administração pretende acelerar as obras. “Estamos dando uma celeridade para que esse projeto seja finalizado agora no inicio do próximo ano no período médio de três meses”, contou.
 
O primeiro passo será a retirada do esgoto despejado atualmente na antiga estação. Em seguida todas as redes de esgoto das residências do Alphaville serão conectadas ao sistema de coleta de esgoto da Copasa. “O esgoto será lançado na rede da Copasa como já flui naturalmente e todo o processo que até então é despejado lá não será mais; o esgoto das casas será diretamente interligado na rede da cidade” confirmou Mendes.
Projeto
A administração pretende construir um campo de futebol no local após a retirada total da antiga estação, o espaço de lazer também é uma antiga reivindicação da comunidade do entorno da antiga ETE. O governo municipal está em fase de acordo com algumas empresas interessadas em financiar o projeto.
Outra prioridade anunciada pela administração com a construção da ETE é a instalação de água potável em bairros onde a comunidade ainda não tem acesso ao fornecimento da concessionária do serviço e abastecimento de água. “Vamos inaugurar nos próximos dias o fornecimento de água no bairro Boa Vista para mais de 30 famílias”, garantiu o prefeito. O prefeito confirmou que outras localidades a serem contempladas serão os bairros Petrópolis e Recanto do Sossego.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário