27 de novembro, de 2011 | 00:00
Caminhões chineses chegam para conquistar mercado brasileiro
Ipatinga vai ganhar concessionária Sinotruk em dezembro
IPATINGA A cada dia, os produtos chineses vão conquistando mais e mais fatias de mercado com diferentes produtos pelo mundo afora. E não é diferente com os caminhões. Ao perceberem esta tendência de mercado, os controladores da rede de Postos de Combustíveis Faisão vão inaugurar em Ipatinga, no início de dezembro, uma concessionária de caminhões da marca Sinotruk. A primeira loja do grupo já funciona em Betim e, nos próximos meses, serão abertas unidades em Divisa Alegre, Montes Claros, Além Paraíba e no Sul de Minas.
De acordo com o empresário Jodimar Rodrigues Fernandes, 55 anos, do Grupo Faisão, o potencial dos caminhões Sinotruk foi descoberto pelo grupo no início deste ano, quando, pensando em renovar a sua frota de caminhões-tanque, foi comprado um Sinotruck ano 2009, com mais de 60.000 quilômetros rodados.
O veículo se mostrou extremamente eficiente para as nossas necessidades e ainda nos surpreendeu ao apresentar um consumo de combustível 5% menor do que os da marca que utilizávamos. Assim, não apenas decidimos comprar este veículo para a nossa frota, como também conseguimos a concessão da marca para o Estado de Minas Gerais, menos para o Triângulo Mineiro, e criamos a empresa Sinominas Caminhões”, explica Jodimar.
Inicialmente, eles estão trazendo para o mercado mineiro o cavalo mecânico modelo Howo 6 x 2 e 6 x 4, com câmbio manual ou automático. A Sinominas conta ainda com o conhecimento acumulado do comerciante Virgílio Teles, de 33 anos. Em Ipatinga, a empresa será gerenciada por Maurício Lobo, de 48 anos, com 18 anos de experiência na comercialização de caminhões.
Custo-benefício
De acordo com Virgílio Teles, os diferentes modelos de caminhões Sinotruk são robustos e adequados às exigências das estradas brasileiras. É um veículo confiável e de muita qualidade, com muita tecnologia embarcada e baixo custo de manutenção, oferecendo uma excelente relação custo-benefício. E ainda custa muito menos do que os concorrentes”, pontua.
Jodimar Fernandes lembra que já são 42 concessionárias da marca em funcionamento no país. Peças de reposição são facilmente encontradas e a manutenção é efetuada por profissionais capacitados e treinados na fábrica.
A fábrica da Sinotruk na China existe há mais de 75 anos e começou fabricando material bélico. É uma indústria altamente especializada, com um moderníssimo parque industrial e um setor de pesquisas avançado. A empresa montou em Curitiba, no Paraná, uma central de distribuição que conta com mais de 50 mil peças de reposição, atendendo a todo o Mercosul. A marca está presente hoje em 70 países, nos cinco continentes”, explica o empresário.
Para Virgílio Teles, o grande diferencial dos caminhões Sinotruk é o chamado Trem de Força, composto pelo motor, caixa e diferencial. O conjunto é todo desenhado para proporcionar o máximo de conforto e segurança ao motorista. Além disso, trabalhamos em parceria com os bancos Safra e Itaú na questão do financiamento dos veículos, além de outras instituições financeiras”, afirma Virgílio.
Maurício Lobo lembra uma frase muito conhecida nas estradas brasileiras: Sem caminhão o Brasil para”. Nós ainda dependemos dos caminhões para escoar toda a nossa safra e os mais diferentes produtos e serviços país afora. Por isso, a chegada dos caminhões Sinotruk ao mercado nacional, e agora no Vale do Aço, é vista com tanta euforia e de forma positiva. Oferecemos um produto com todos os recursos tecnológicos dos concorrentes, mas com preços melhores. Viemos para ficar e conquistar o mercado”, concluiu o gerente da Sinominas Caminhões em Ipatinga.
SERVIÇO:
Sinominas Caminhões
Rua Fortaleza 200
Bairro Veneza - Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]