23 de novembro, de 2011 | 00:00
PT confirma três pré-candidatos
Partido iniciou processo que definirá futuro nome da legenda à sucessão municipal
IPATINGA A falta de consenso interno no PT com vistas às eleições municipais do próximo ano se consolidou na tarde dessa quarta-feira (23). Três petistas se registraram para disputar o pleito de 2012. Diante disso, o regimento interno da legenda determina a realização de prévias, já agendadas pelo diretório municipal para o dia 11 de dezembro.
Isenção
O primeiro a oficializar a candidatura na disputa interna foi o vereador Agnaldo Bicalho. Em seu segundo mandato no Legislativo de Ipatinga, o parlamentar defende a renovação nos quadros políticos do partido. Não sou fundador do PT, como a maioria dos que estão aqui presentes. Mas hoje quero ter a honra de me apresentar como uma opção de renovação. Para isso queremos garantir um amplo debate de ideias junto aos outros pré-candidatos e prezar ao máximo a participação dos filiados no processo de eleição do nome que irá representar o PT em 2012”, defendeu o vereador que aspira a prefeitura de Ipatinga.
Além de oficializar o seu nome, o vereador apresentou um requerimento à direção do PT em que solicita a isenção total dos filiados referente às taxas partidárias, o maior número possível de locais de votação e a realização de plenárias entre os pré-candidatos em todas as regionais de Ipatinga.
De acordo com o regimento interno da legenda, para haver prévias o pré-candidato deve ter o apoio mínimo de 250 filiados. No momento da sua inscrição, Agnaldo Bicallho apresentou uma lista com 420 nomes. Segundo informações do diretório municipal do PT, Ipatinga conta com 8.246 partidários aptos a votar.
Unidade
Ao lado do ex-prefeito Chico Ferramenta e principal cabo eleitoral, a ex-deputada estadual Cecília Ferramenta foi a segunda a registrar o seu nome na disputa. Cecília se apresentou na sede do PT acompanhada de lideranças políticas regionais e dos vereadores Saulo Manoel, Dário Teixeira e Sebastião Guedes. O número de filiados apresentados pela ex-deputada que endossaram sua pré-candidatura foi de 598.
A realização de prévias é tradicional dentro do partido. Essa é uma atitude democrática que referenda o nome do vencedor durante as eleições municipais. Todas as inscrições são legítimas e devem ser respeitadas. Nesse sentido, iremos dar sequência à realização das plenárias junto aos nossos apoiadores e buscar conhecer cada vez mais os anseios do povo de Ipatinga”, discursou Cecília Ferramenta após fazer sua inscrição. A ex-deputada também defendeu a isenção do pagamento das contribuições partidárias.
Ao mesmo tempo, Cecília comentou a importância da unidade após a realização das prévias. É fundamental sairmos desse processo com o partido unido. Para isso nós iremos buscar os filiados e apresentar nossas propostas. Quanto à maneira como se dará a disputa interna do partido, isso cabe ao diretório municipal”, assegurou.
Diretrizes
Ao final da tarde foi a vez de o publicitário Cícero Feitosa, o Buia, apresentar o seu nome para a disputa petista. Filiado há 25 anos, esta será a sua primeira disputa. Meu nome não é defendido por gabinete de nenhum político ou fruto de imposições de qualquer natureza. É algo que nasceu do anseio do movimento de base do PT. Diante disso, quero contribuir com a legenda e apresentar meu nome como uma opção para as eleições de 2012”, disse o publicitário.
Ao contrário dos outros dois pré-candidatos, Buia discorda das prévias. As prévias sempre deixam marcas no partido. Falo isso porque acompanhei praticamente todos os processos eleitorais do PT nessa cidade. Defendo a reformulação interna do PT no sentido de retomarmos o Grupo de Trabalho Eleitoral que discute e organiza nossas diretrizes políticas. Daí a necessidade de realizarmos isso urgentemente”, detalha. O petista não soube informar quantos filiados endossaram seu nome para disputar as prévias do partido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]