22 de novembro, de 2011 | 00:02
Senat forma 24 jovens motoristas
As inscrições para novas turmas estão abertas e o curso é gratuito
IPATINGA Durante três dias, 24 alunos do curso iniciado em setembro fizeram aula prática de direção em caminhão, na rua Estados Unidos e avenida Itália, no bairro Cariru, em Ipatinga e, no domingo, encerraram o projeto de formação de motoristas. Empresários do ramo de transportes estiveram presentes.
Está programada, para janeiro de 2012, uma nova turma para o curso de Formação de Jovens Motoristas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). As inscrições estão abertas, o curso é gratuito e direcionado para o condutor que possui Carteira Nacional de Habilitação C, D ou E.
Conforme a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Senat, Claudiane de Oliveira Leite, após o curso, os motoristas saem aptos para atuarem nas empresas de transporte. Cinco já estão em fase de seleção para emprego e já fizeram o teste prático de direção. Outras quatro pessoas aguardam retorno da entrevista”, contou.
Felipe Cangussu Soares, 23 anos, é portador da Habilitação categoria AD, há seis meses, e participou do curso. O curso foi muito importante e serviu para aprimorar mais os conhecimentos com a aula prática”, relatou.
Motorista de ônibus há quatro anos, Adilson Custódio da Silva, 41 anos, disse que está há seis meses desempregado e aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar. Este curso me abriu as portas, estou praticamente empregado em uma empresa de transporte de Itabirito”, disse.
E o motorista Márcio Rêgo Celestino, 32 anos, relatou que possui Habilitação nas categorias AE. Eu nunca trabalhei dirigindo caminhão. Esse curso serviu para aprimorar meus conhecimentos, ensinou-me sobre as condições do veículo. Estou agendado para uma entrevista em uma empresa de transportes de Juiz de Fora nesta semana”, afirmou.
Cursos
Claudiane de Oliveira explica que o Senat oferece, aos jovens motoristas, treinamento de 160 horas de aulas teóricas e práticas. Ensinamos, ainda, postura profissional, transporte de carga em geral, excelência no atendimento e transporte de produtos perigosos (MOP)”, pontua.
As pessoas maiores de 21 anos, que possuem as categorias C, D ou E, e já completaram o 6º ano do Ensino Fundamental, podem se inscrever na unidade, desde que não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.
A entidade oferece também cursos obrigatórios por lei como o transporte escolar, transporte de cargas indivisíveis, transporte de produtos perigosos e de passageiros. Além de cursos de máquinas pesadas, que são as empilhadeiras, pontes rolantes, retroescavadeiras e guindaste.
A unidade do Sest/Senat fica na avenida São Luiz, 515, Parque Caravelas, Santana do Paraíso. O telefone para contato: (31) 3801-6300.
Custos
Todas as ações desenvolvidas são custeadas pelos próprios transportadores filiados à Confederação Nacional do Transporte (CNT). A contribuição compulsória possibilita a oferta de inúmeras opções de cursos, especialidades médicas e odontológicas e atividades de lazer nas unidades distribuídas por todo o país.
A contribuição é obrigatória para alguns segmentos de pessoas jurídicas e transportadores rodoviários autônomos. São obrigadas a contribuir as empresas de transporte rodoviário, locação de veículos, transporte de valores e distribuição de petróleo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















