01 de novembro, de 2011 | 00:03

Programação especial em cemitérios de Ipatinga

Visitantes devem acender velas somente nos locais apropriados como veleiros

José Barbosa-ACS/PMI


Cemiterio Parque da Paz (3)

IPATINGA - Uma série de intervenções foram realizadas nos cemitérios de Ipatinga para este feriado de Finados, no dia 2. O município investiu em poda de árvores, capina e limpeza das vias e das capelas, além de reparos nos gramados e pintura de meio fio.  No cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza, haverá duas missas, às 8h30 e 16h, e um culto evangélico, às 14h.
A expectativa da administração municipal é que o principal cemitério de Ipatinga receba algo em torno de 10 mil pessoas. Ipatinga conta com outros três espaços públicos para o sepultamento de pessoas no bairro Bom Jardim, no distrito de Barra Alegre e no Ipaneminha zona rural do município. Segundo dados da Sesuma, em média são sepultados 90 pessoas por mês no cemitério do Veneza, enquanto no Barra Alegre e no Bom Jardim, esse número não passa de três sepultamentos no mesmo período. Já no Ipaneminha, acontecem cerca de dois enterros por ano.
Recomendação
O governo municipal recomendou que os visitantes não queimem velas no gramado, mas sim, nos veleiros. É recomendado que os veículos não utilizem som. Além disso, pede atenção aos motoristas para com o estacionamento apropriado de seus veículos, tendo em vista a grande circulação de pessoas.
 
Cerca de 10 mil pessoas  são esperadas em Fabriciano
 
Wôlmer Ezequiel


Flores


FABRICIANO –  A Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Coronel Fabriciano concluiu na semana passada os preparativos no Cemitério Municipal Senhor do Bonfim, no bairro Belvedere, para receber os visitantes no Dia de Finados. A expectativa é que o cemitério receba 10 mil pessoas, entre 7h e 20h30.
Limpeza das quadras, manutenção da capela, construção de jardins nas entradas principal e laterais e pintura dos meios-fios estão entre algumas das intervenções.
No fim de semana, os funcionários do cemitério retocaram as pinturas danificadas pela chuva. Muitas pessoas também aproveitam os dias que antecedem o Finados para arrumar as sepulturas dos familiares. “Há famílias que começam a ajeitar os túmulos alguns meses antes de Finados. Elas promovem reformas ou entram em parceria com a gente para melhorar os túmulos”, explica o coordenador do cemitério, Eloir Alves Oliveira. Atualmente, 28 mil pessoas, aproximadamente, estão sepultadas no local.
Agentes municipais de trânsito estarão nas proximidades do cemitério para controlar o fluxo de motoristas e pedestres no local. Durante todo o dia, as três portarias de acesso, sendo a principal na rua Icaraí, 550, e as entradas das ruas Araruama e Nova Almeida, estarão abertas. “A recepção, nesse ano, vai ser bem melhor que nos anos anteriores, pois melhoramos a estrutura”, informa.

Perpetuidade
Segundo o coordenador, há uma Lei Municipal que determina que as pessoas que compraram terrenos nos cemitérios, chamados de perpetuidade, têm um prazo de cinco anos para construir naquele local. Caso contrário, elas perdem o direito ao terreno. “Quando a pessoa não tem condições financeiras de construir os túmulos, ela pode buscar uma parceria com a prefeitura. Assim, a pessoa doa o material e o município entra com a mão de obra”, acrescenta Eloir Alves.

Missas
Como nos anos anteriores, estão programadas duas missas no Cemitério Senhor do Bonfim, sendo uma às 8h30, com o padre Ronaldo Torre, da paróquia Santo Antônio; e outra às 16h, com o padre Estanislau Pirolla, da paróquia São Francisco Xavier. No cemitério particular Parque Vale da Saudade, no bairro Todos os Santos, a missa será celebrada às 9h.

 
Dia de finados em Timóteo
Wôlmer Ezequiel


cemitério Timóteo


DA REDAÇÃO -
Os cemitérios Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria, e Recanto da Paz, no Bela Vista, tiveram os últimos retoques para receber os visitantes no Dia de Finados, lembrado amanhã, quarta-feira. Ao todo são esperados cerca de seis mil familiares, sendo quatro mil visitantes no Cemitério Jardim da Saudade.
A limpeza foi realizada por uma equipe de 15 homens, incluindo serviços de capina, varrição, retirada de pequenos entulhos e caiação de meio-fio. Amanhã serão montados pontos de atendimento nos dois cemitérios para auxiliar os familiares a localizarem os túmulos de seus entes. Até hoje, o município tem o registro de cerca de 23.500 sepultamentos.
A visitação será realizada de 7h às 19h. Não será permitida a entrada no interior dos cemitérios de bicicletas, motos e veículos pequenos, nem a montagem de barracas.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário