21 de outubro, de 2011 | 17:32

Você sabe para que serve a fibra produzida pelas paineiras?

Wôlmer Ezequiel


paineiras
IPATINGA – Muito presente na vegetação urbana de Ipatinga, a paineira - Chorisia speciosa – começa a abrir os seus frutos e a derramar a paina branca pelos gramados.
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Botânica, a paineira produz frutos que, quando maduros, explodem, expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e transporte das sementes.
As grandes paineiras existentes no Parque Ipanema e em trevos, como o dessa foto, no trevo do bairro Cariru, pode deixar um tapete branco de paina caída aos seus pés ao fim da época de frutificação.
As paineiras se impõem especialmente por suas qualidades ornamentais. O tronco imponente e espinhoso, a folhagem verde escura e, na florada, é impossível não perceber suas flores muito vermelhas.
A paina que envolve as sementes é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente. Tem baixo aproveitamento na confecção de tecidos. Entretanto, pela maciez pode ser usada para o preenchimento de travesseiros, almofadas e brinquedos de pelúcia.
Em Ipatinga, entretanto, esse antigo hábito da população, está esquecido. A paina que cai das árvores acaba recolhida e jogada nos caminhões de lixo e destinadas ao aterro sanitário.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário