12 de outubro, de 2011 | 00:00

Romarias movimentam turismo religioso

Em Ipatinga, programação é voltada para católicos que não foram a Aparecida do Norte

Erasmo Ballot – imprensa Santuário Nacional


basília aparecida do norte

IPATINGA – Dezenas de romeiros do Vale do Aço viajaram para Aparecida do Norte, em São Paulo para acompanhar as celebrações deste 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Algumas pessoas foram agradecer alguma graça alcançada, para cumprir promessas e outras se deslocaram também pela fé e devoção que tem em Nossa Senhora Aparecida.
Romeiro há mais de 40 anos, Derocy Vicente Ferreira, de 61 anos, conta que vai a Aparecida do Norte desde adolescente. “Meus pais me educaram e me ensinaram desde criança a ter fé e ser devoto de Nossa Senhora Aparecida. Passar aos pés da Santa é uma emoção indescritível. A cada dia agradecemos as graças e bênçãos alcançadas pela interseção de Nossa Senhora.
Derocy ressaltou que o seu primo Aristeu Rosalino começou a organizar as Romarias, saindo do Ipatinga, três vezes ao ano com destino a Aparecida do Norte (SP). “No ano de 1997 o Aristeu fez uma promessa por motivos de saúde, e assim que ele a cumpriu durante sete anos passou a fazer das visitas a Aparecida do Norte a sua rotina de vida e continuou a atender aos pedidos da comunidade realizando as excursões”, disse.
 
E por falar em devoção e fé o DIÁRIO DO AÇO ouviu também a história de José Emílio Fernandes, de 66 anos. Ele já foi a Aparecida do Norte mais de 35 vezes. “Quando comecei a trabalhar em Ipatinga, fiz a promessa de nas minhas férias levar a minha família até Aparecida do Norte para agradecer por esta e outras graças alcançadas. Todo ano a primeira coisa a ser feita era a viagem. Tenho muita fé e sou devoto de Nossa Senhora Aparecida”, explicou.
Flávia Gabriela – imprensa santuário Nacional


basília aparecida do norte 2
Romarias
O padre Francisco Neto Guerra vigário-geral da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e pároco da Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga, avaliou a importância das romarias para a Igreja Católica. “Nós temos no Brasil o turismo religioso, que é uma alavanca econômica bastante importante para o crescimento do país. Ao mesmo tempo, temos o resultado evangelizador desse turismo religioso. Sabemos hoje que mais de 10 milhões de pessoas passam por Aparecida do Norte a cada ano. E no dia 12 de outubro normalmente passam umas 300 mil pessoas. É extraordinário do ponto de vista turístico e também do ponto de vista evangelizador”, comentou.
Segundo padre Francisco, é importante destacar e valorizar essa devoção e proclamação de Nossa Senhora Aparecida. “O povo brasileiro tem uma identificação muito profunda com Nossa Senhora é por meio dela se chega e se experimenta o amor de Deus”, destacou.
Imagem
De acordo com o padre Francisco Guerra, a história mostra que em 1717 três pescadores do interior de São Paulo da região de Aparecida do Norte estavam pescando e colheram duas peças, uma era um estilo de um corpo e depois uma cabeça e colando aquela peça formaram uma imagem. Esta imagem foi dada a um filho de um pescador que a levou para sua casa, começou a rezar diante dela, convidando comunidades vizinhas. E daí, surgiu uma grande devoção a Nossa Senhora.
Padroeira
Ainda segundo padre Francisco Guerra a história destaca ainda que no dia 19 de julho de 1930 o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. De lá para cá ela recebeu e mereceu de todos os outros papas, uma dedicação muito especial.
“O papa João Paulo II sempre devotou um carinho muito especial a Nossa Senhora e também o papa Bento XVI que já foi até a Basílica de Aparecida do Norte/SP, em 2007, onde realizou a Conferência Episcopal Latino-Americana, isso para mostrar a importância de Nossa Senhora na vida não só dos católicos, mas de todos os cristãos e do povo brasileiro”, concluiu.
 
Alvismar Gonçalves


igreja nossa senhora aparecida iguaçu

Paróquias do Iguaçu e Parque das Águas têm comemorações
 
 
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Iguaçu, em Ipatinga, promove nesta quarta-feira (12) a Missa Sertaneja, em comemoração ao dia de Nossa Senhora. Constam na programação a partir das 12h, concentração no campo do Iguaçu, seguida de almoço às 12h30 na quadra da Igreja. Logo depois é promovida a cavalgada com a imagem de Nossa Senhora, às 14h30, com bênção dos animais e dos cavaleiros em frente à matriz.
E, às 15h, está agendada a Missa Sertaneja, na quadra da Igreja com os padres Geraldo Reis, Carlito de Souza e Roberto Gualberto. Haverá também às 17h momento Mariano seguido de shows sertanejos com padre Carlito e Geraldo violeiro; Josiane e Max, Maurício Santiago e Ramon e Renan.
A paróquia conclui também nesta quarta-feira a novena que se realiza desde o dia três de outubro com temas diversificados e a participação de diversos padres.
Parque das Águas
Já a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Parque das Águas, celebra o tema: “Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus”. Haverá missa festiva às 18h, com a coroação e procissão luminosa no bairro Parque das Águas.
Além disso, nesta terça-feira (11) encerrou-se a novena e as celebrações e homenagem a Nossa Senhora Aparecida com a participação das comunidades Cristo Rei; São Miguel; Santa Madalena; Nossa Senhora de Fátima; Divino Espírito Santo; Cordeiro de Deus e Paróquia Sagrada Família.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário